segunda-feira, 12 de outubro de 2009

A Lição da Corrida de Canoa

Uma empresa brasileira e outra japonesa decidiram se enfrentar todos os anos numa corrida de canoa, com oito homens cada. As duas equipes treinaram arduamente e, no dia da corrida, estavam em sua melhor forma. No entanto, os japoneses venceram por mais de um quilômetro de vantagem.

Depois da derrota a equipe brasileira ficou desanimada. O Diretor Geral decidiu que ganhariam no ano seguinte e criou um grupo de trabalho para examinar a questão. Após vários estudos, o grupo descobriu que os japoneses tinham sete remadores e um capitão, enquanto a equipe brasileira tinha um remador e sete capitães.

canoaDiante disso, o Diretor Geral teve a brilhante idéia de contratar uma empresa para analisar a estrutura da equipe. Depois de longos meses de trabalho, os especialistas chegaram à conclusão de que a equipe tinha capitães demais e remadores de menos. Com base no relatório dos especialistas, a empresa decidiu mudar a estrutura da equipe. Ela seria agora composta por quatro comandantes, dois supervisores, um chefe de supervisores e um remador. Especial atenção seria dada ao remador. Ele teria que ser mais bem qualificado, motivado e conscientizado de suas responsabilidades.

No ano seguinte os japoneses venceram por dois quilômetros de vantagem. Os dirigentes da empresa despediram o remador por causa de seu mau desempenho e deram um prêmio aos demais membros como recompensa pela forte motivação que tentaram incutir na equipe.

O Diretor Geral preparou um relatório da situação, no qual ficou demonstrado que:
- foi escolhida a melhor tática;
- a motivação era boa;
- entretanto, o material deveria ser melhorado.

No momento estão pensando em substituir a canoa.