sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Energia das ondas

Foi inaugurado recentemente o Parque de Ondas da Aguçadoura, Freguesia da Póvoa de Varzim, em Portugal. Trata-se de uma tecnologia que faz o aproveitamento da energia das ondas instalado a 5 km da costa. Deu-se o nome de Pelamis à estrutura, que pode ser vista no vídeo abaixo. Chega a ser assustador, principalmente com o ruído das ondas.



O Pelamis é uma estrutura semi-submersa composta por seções cilíndricas, unidas por juntas articuladas, onde se encontra um módulo de conversão de energia. A estrutura possui três módulos de conversão de energia, totalizando 750 kW. Cada módulo constitui um sistema independente de conversão da energia das ondas em energia eléctrica, medindo 50 metros de comprimento cada um, com 3,5 metros de diâmetro.

O parque é conectado através de cabos submarinos a uma subestação de interligação com a rede elétrica. O valor inicial investido foi de 8,5 milhões de euros. O Parque de Ondas da Aguçadoura vai produzir inicialmente energia elétrica que poderá abastecer uma população de 6.000 habitantes. No decorrer dos próximos anos está prevista a instalação de 20 MW, que serão resultado de um investimento de 70 milhões de euros.

Este outro vídeo mostra como funciona este sistema:


3 Comentário(s)::

Anônimo disse...

bizarro hein ow 0_0

P. L. F. V. disse...

0_0

Anônimo disse...

Muito interessante!!