domingo, 30 de novembro de 2008

Oldsmobile 442

O modelo 442 foi produzido pela Oldsmobile, uma das divisões da General Motors, de 1964 a 1971. Entretanto, até 1968 ele permaneceu da maneira como chegou ao mercado, isto é, uma espécie de “adendo” aos modelos F-85 e Cutlass. Somente depois disso passou a ter um modelo “próprio”, o que perdurou até 1971.


Oldsmobile 442 Oldsmobile 442
Oldsmobile 442 Oldsmobile 442
Oldsmobile 442 Oldsmobile 442


Referência: Wikipedia
Outros links: 442.com | The Oldsmobile Connection

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Apenas um buraquinho...

(Clique nas imagens para ampliar)

Parecia apenas um pequeno buraco próximo à escavadeira. Então instalaram uma bomba para estancar o vazamento que passava por ali e resolver o problema.


Buraquinho
Buraquinho


Mas então começaram a ouvir um ruído cada vez mais alto logo ali, vindo da direção do buraquinho...


Buraquinho
Buraquinho

Que bonito hein ow...


segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Stanley Cup: o início

Postagem simultânea com o Blog dos Colunistas do Canal #Sports - LINK

O mais importante troféu do hockey no gelo sem dúvida é a Stanley Cup, o troféu de campeão da NHL. Mas quem foi este tal de Stanley e como começou a disputa pelo troféu?

Lord StanleySeu nome era Frederick Arthur Stanley, nascido em Londres a 15 de janeiro de 1841. Era o filho mais novo de Edward George Geoffrey Stanley, então Primeiro-Ministro da Inglaterra, e também optou por uma carreira política. Foi inclusive Secretário de Estado para as Colônias entre 1885 e 1886. Encurtando um pouco a história, que pode ser lida integralmente em inglês no link http://www.nhl.com/cup/cupearly.html, ele foi o responsável pela criação do troféu, que seria entregue ao melhor time amador de hockey no gelo, e que jamais seria de propriedade definitiva de nenhuma equipe, por determinação do próprio Lord Stanley.

Inicialmente chamada de Dominion Hockey Challenge Cup, a taça foi comprada pelo Capitão Colville pelo equivalente a pouco menos de 50 dólares. Logo a taça passou a ser conhecida como Stanley Cup, embora Lord Stanley jamais tenha assistido a nenhuma final de campeonato, nem tenha sido dono de nenhuma equipe e tenha retornado à Inglaterra em 1893 após a morte de seu irmão.

Primeiro Campeão: Montreal HCFoi justamente em 1893 que a taça foi entregue pela primeira vez. E o campeão foi o Montreal Hockey Club, que conquistou o título da extinta AHAC, Associação de Hockey Amador do Canadá. Cinco equipes estavam na disputa naquele ano, sendo três de Montreal, uma de Ottawa e uma de Quebec, e o título foi ganho pela melhor campanha, sem ter havido uma final que decidisse o campeonato. E até 1910 o troféu foi dado a equipes amadoras campeãs de diversas ligas diferentes, como a já citada AHAC, CAHL, MHL, FAHL, ECAHA, etc. Neste ano surgiu a NHA, National Hockey Association, o embrião da atual NHL, juntamente com a PCHA. Os campeões dessas duas ligas disputavam as finais para que o vencedor conquistasse a Stanley Cup, o que ocorreu até 1921, quanto então surgiram outras ligas, a WCHL e a WHL.

Somente na temporada 1926-27 o troféu passou a ser entregue exclusivamente para os campeões da NHL. Em breve falarei mais sobre os campeões da Stanley Cup a partir desta temporada, quando surgiram alguns dos times que disputam o campeonato até os dias de hoje.

Referências: NHL.com e Wikipedia

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Energia das ondas

Foi inaugurado recentemente o Parque de Ondas da Aguçadoura, Freguesia da Póvoa de Varzim, em Portugal. Trata-se de uma tecnologia que faz o aproveitamento da energia das ondas instalado a 5 km da costa. Deu-se o nome de Pelamis à estrutura, que pode ser vista no vídeo abaixo. Chega a ser assustador, principalmente com o ruído das ondas.



O Pelamis é uma estrutura semi-submersa composta por seções cilíndricas, unidas por juntas articuladas, onde se encontra um módulo de conversão de energia. A estrutura possui três módulos de conversão de energia, totalizando 750 kW. Cada módulo constitui um sistema independente de conversão da energia das ondas em energia eléctrica, medindo 50 metros de comprimento cada um, com 3,5 metros de diâmetro.

O parque é conectado através de cabos submarinos a uma subestação de interligação com a rede elétrica. O valor inicial investido foi de 8,5 milhões de euros. O Parque de Ondas da Aguçadoura vai produzir inicialmente energia elétrica que poderá abastecer uma população de 6.000 habitantes. No decorrer dos próximos anos está prevista a instalação de 20 MW, que serão resultado de um investimento de 70 milhões de euros.

Este outro vídeo mostra como funciona este sistema:


terça-feira, 18 de novembro de 2008

Finalmente campeão no fantasy


Torino PackersFinalmente ganhei um campeonato no Fantasy Sports da CBS. É verdade que foi de futebol americano universitário, ou seja, onde não conhecia jogador nenhum e nem sabia quais eram os melhores times. Mas o que importa é que finalmente fui campeão desse negócio.


Geral

Campanha:
Temporada Regular:
glass of milks 98 at Torino Packers 123.25
Gobuckeyes 124 at Torino Packers 117.75
Bubbletown Bengals 50 at Torino Packers 93.25
Suerte de Delgado 120.2500 at Torino Packers 95.75
Torino Packers 132 at Jive Talk 103
TexAgs 106 at Torino Packers 127
Torino Packers 149 at harr 95
Torino Packers 132 at Team Stalker 85
Mountaineers 143 at Torino Packers 165
Semifinal:
Team Stalker 113 at Torino Packers 143
Final:
glass of milks 68 at Torino Packers 143

Elenco que terminou a temporada:
Elenco
Minhas estatísticas gerais no fantasy agora:

Basquete (NBA): 2 participações, 2 playoffs, nenhum título, 2 vice-campeonatos;
Hockey (NHL): 2 participações, 2 playoffs, nenhum título, 1 vice-campeonato;
Futebol Americano (NFL): 2 participações, 0 playoff, nenhum título, nenhum vice-campeonato;
Baseball (MLB): 2 participações, 2 playoffs, nenhum título, nenhum vice-campeonato;
Futebol Americano Universitário (NCAA): 2 participações, 2 playoffs, 1 título, 1 vice-campeonato

sábado, 15 de novembro de 2008

Breezin'

Grande encontro de George Benson e Carlos Santana tocando a música instrumental Breezin', de 1976.


quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Prêmio Internacional de Projetos Impossíveis - Parte 3

Vejam a terceira parte das grandes inovações da engenharia pelo mundo, concorrendo ao glorioso Prêmio Internacional de Projetos Impossíveis...






» Veja AQUI a Primeira Parte
» Veja AQUI a Segunda Parte

domingo, 9 de novembro de 2008

Mary Jane Kelly

Nesta data de 9 de novembro há exatamente 120 anos (1888), foi assassinada a mulher tida como a última vítima de Jack, o Estripador. Mary Jane Kelly tinha aproximadamente 25 anos e seu corpo foi descoberto pouco depois das 10:45 da manhã. De todas as vítimas do assassino em série, ela foi quem teve o corpo mais terrivelmente mutilado, conforme pode-se ver na foto abaixo, tirada pela polícia na cena do crime. Leia mais sobre ela aqui.

Mary Jane Kelly
Apenas o coração de Kelly desapareceu da cena do crime, pois o restante de seus órgãos internos foram retirados e deixados em seu quarto.

Vale lembrar que Jack, o Estripador, (Jack the Ripper em inglês) foi o pseudônimo dado a um assassino em série que jamais foi identificado e que agiu em Londres no final do século XIX. O nome foi tirado de uma carta enviada por alguém que dizia ser o assassino, publicada nos jornais na época dos crimes. Embora diversas teorias tenham surgido desde então, a identidade de Jack, o Estripador, nunca foi determinada.

As lendas envolvendo seus crimes tornaram-se um emaranhado complexo de verdadeiras pesquisas históricas, dando combustível a teorias conspiratórias e folclores duvidosos. Os jornais, cuja circulação crescia consideravelmente durante aquela época, deram ampla cobertura ao caso devido à natureza selvagem dos crimes e ao fracasso da polícia em efetuar a captura do criminoso, que tornou-se notório justamente por conseguir escapar impune.

Os assassinatos foram cometidos em locais públicos e semi-desertos. Acredita-se que as vítimas eram primeiro estranguladas, depois suas gargantas eram cortadas e os cadáveres submetidos a mutilações no abdômen ou em outras partes do corpo. Devido à natureza dos ferimentos em algumas dessas supostas vítimas, muitas delas com os órgãos internos removidos, especula-se que o assassino tinha algum conhecimento médico ou cirúrgico.

Referências: Casebook e Wikipedia

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Convidaram o cara errado

Eis a entrevista do sociólogo da UnB Lúcio Castelo Branco à Radiobrás... Certamente o pessoal lá ficou com a sensação de ter convidado o cara errado... sábias palavras.


segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Primórdios da World Series

Postagem simultânea com o Blog dos Colunistas do Canal #Sports - LINK

Programa da World Series, 1903Em 1903, num esforço para terminar com a rivalidade e promover uma espécie de unificação no baseball norte-americano, a Liga Nacional e a recém-criada Liga Americana decidiram estabelecer uma novidade: uma decisão entre seus campeões. Nove anos antes, os dois melhores times da Liga Nacional fizeram a final do campeonato, numa espécie de “evento experimental”, ocasião na qual o Boston Beaneaters derrotou o Pittsburgh Pirates por 5 vitórias a 3.

Antes de continuar a história, convém lembrar que, ao contrário do mito que se estabeleceu, a World Series não tem seu nome derivado do jornal New York World, que teria sido o patrocinador das primeiras decisões. Na verdade, originalmente o evento denominava-se “Championship of the World” ou “World’s Championship Series”, nome que foi encurtado para “World’s Series” e, finalmente, para “World Series”.

Voltando a 1903, novamente equipes de Boston e Pittsburgh se enfrentavam na grande decisão, agora valendo oficialmente para determinar o grande campeão do baseball dos Estados Unidos. Mas somente em agosto daquele ano saiu o acordo entre as ligas para que a decisão ao final da temporada regular acontecesse.

Cy Young e Bill DineenPittsburgh venceu o primeiro jogo da melhor-de-nove por 7-3, liderado pelo pitcher Deacon Phillippe. No dia seguinte Boston empatou a série com uma vitória por 3-0. Phillippe novamente jogou na partida número três e liderou a sua equipe na vitória por 4-2. Depois de um dia de descanso e um dia chuvoso impedindo a realização da partida seguinte, os Pirates conquistaram sua terceira e última vitória na série, outra vez liderados por Phillippe: 5-4.

Foto do Jogo Final, 1903 (Corbis/Bettmann)A virada da equipe da Nova Inglaterra teve início no quinto jogo, com uma vitória por 11-2, com grande atuação de Cy Young. No sexto jogo Dineen liderou Boston na vitória por 6-3. Com a série empatada, Cy Young teve novamente a incumbência de iniciar a partida para a equipe de Boston, que acabou vencendo por 7-3 e tomando a liderança da série após sete partidas. Uma vitória no oitavo jogo daria o título da primeira World Series para Boston. Bill Dineen foi o arremessador que começou a partida para a equipe e segurou Pittsburgh, não sofrendo nenhuma corrida. O placar final foi 3-0 e vitória por 5-3 na série. O grande destaque foi a atuação dos pitchers, o que se nota pelo aproveitamento dos jogadores no bastão: Boston com .252 e Pittsburgh com .237, apesar da presença do grande Honus Wagner.


Referências: MLB.com, Baseball Almanac e RoadSidePhotos.com