sexta-feira, 25 de julho de 2008

Bandeira da Tunísia


Habib BurguibaDia 25 de julho é o Dia de República na Tunísia. Nesta data, em 1957, foi eleito o primeiro presidente da República. Após abolir a monarquia num clima de alegria geral, Habib Burguiba dava seguimento ao seu projeto de construção de um Estado moderno ao se apoiar num partido cujos núcleos cobriam o país. O ensino gratuito era visto como o melhor instrumento de combate ao subdesenvolvimento. Para o conseguir esta meta, aproximadamente um terço do orçamento do Estado passou a ser à educação.

Em homenagem a esta importante data na Tunísia, hoje publico aqui um pouco sobre a bandeira deste país. Diz-se que as cores da bandeira da Tunísia lembram a cor do céu com o sol do deserto ao entardecer. Astronomicamente, seus desenhos respeitam um arquétipo representativo de uma imagem do mundo em movimento, um alinhamento planetário que só pode ser visto do espaço sideral. Trata-se da imagem da Terra e do Sol alinhadas com uma estrela em primeiro plano visto por uma pessoa - no caso, Deus - estacionada além da última esfera.

Bandeira da Tunísia
Conforme pode ser visto acima, a bandeira do país consiste de uma base vermelha com um círculo branco no centro, contendo uma estrela e uma lua em cor vermelha. O vermelho é a cor tradicional do Islã e foi adotado pelo Império Otomano, que governou o país do final do século XVI até 1881. Também representa a resistência contra a supremacia turca. A lua e a estrela são, também, tradicionais símbolos do Islã, sendo considerados símbolos da sorte.


Bandeira anterior: Aruba

Referências: Wikipedia, Le Monde Diplomatique e WorldFlags101

1 Comentário(s)::

Anônimo disse...

Tunísia hein ow...