sexta-feira, 29 de junho de 2007

Uma Passagem de Rousseau

Rousseau e Sócrates são os meus filósofos preferidos. Com certeza vou acabar postando várias passagens e textos deles aqui (sendo os de Sócrates através de Platão, pois sabemos que ele não deixou obras escritas).

E a primeira coisa que gostaria de citar sobre Rousseau é um parágrafo do Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade Entre os Homens, um dos meus livros preferidos:

"Evitemos, portanto, confundir o homem selvagem com os homens que temos diante dos olhos. A natureza trata todos os animais abandonados a seus cuidados com uma predileção que parece mostrar quão ciosa é desse direito. O cavalo, o gato, o touro e até o asno têm em sua maioria uma estatura mais alta, todos uma constituição mais robusta, mais vigor, força e coragem quando nas florestas do que em nossas casas; perdem a metade dessas vantagens ao se tornarem domésticos, e dir-se-ia que todos os nossos cuidados para tratar bem e alimentar esses animais só resultam em abastardá-los. Dá-se o mesmo com o próprio homem: ao tornar-se sociável e escravo, torna-se fraco, temereoso, rastejante, e sua maneira de viver, indolente e efeminada, acaba por debilitar-lhe ao mesmo tempo a força e a coragem. Acrescentemos que, entre as condições selvagem e doméstica, a diferença de homem para homem deve ser ainda maior do que a de animal para animal, pois, tendo sido o homem e o animal tratados igualmente pela natureza, todas as comodidades que o homem se concede a mais do que aos animais que domestica são outras tantas causas particulares que o fazem degenerar mais sensivelmente."

1 Comentário(s)::

Anônimo disse...

Sábias palavras de Rousseau, ele sabe como poucos tratar da condição humana.