História dos Bairros do Rio de Janeiro - Engenho de Dentro
Dando continuidade ao histórico dos bairros do Rio de Janeiro, falarei hoje sobre o Engenho de Dentro.
O bairro tem sua origem nos tempos coloniais do Brasil, época em que a produção de melaço e açúcar para exportação era uma das principais atividades do país. Surgiram, assim, os primeiros engenhos, que, nesta região especificamente, deram origem aos bairros da região do Méier, onde está incluído o Engenho de Dentro. Após a expulsão da Companhia de Jesus e o confisco de suas terras, além do declínio da produção açucareira, os engenhos foram sendo desmembrados.
No século XVIII, o Engenho de Dentro pertencia ao mestre de campo João Árias de Aguirre. Com o desmembramento de suas terras, destacou-se a Chácara do Dr. Francisco Fernandes Padilha, que se estendia até o sopé da Serra dos Pretos Forros, onde mais tarde foram abertas as ruas Dr. Peçanha, hoje Adolfo Bergamini, Dr. Leal, Dr. Bulhões, entre outras.
Em 1908, uma fábrica de vidro existente na atual rua Gustavo Riedel foi transformada em hospital de emergência e, mais tarde, tornou-se o Hospital Dom Pedro II, destinado aos doentes do antigo Hospício da Praia Vermelha. Atualmente, o antigo “Hospital dos Alienados” abriga o Instituto Municipal Nise da Silveira.
O que deu impulso à ocupação do bairro, como em muitas outras localidades da cidade, foi a abertura da Estrada de Ferro Dom Pedro II, depois denominada Central do Brasil, que levou para o bairro as grandes oficinas ferroviárias do Engenho de Dentro. Na década de 1880 estas oficinas eram consideradas as mais importantes da América Latina. A estação do Engenho de Dentro foi inaugurada em 1873 e, mais tarde, foi demolida, somente sendo construída a atual estação em 1937.
Com a construção da “Linha Amarela”, entre 1994 e 1997, a nova acessibilidade à Barra da Tijuca valorizou o Engenho de Dentro e os bairros próximos. Com a realização dos Jogos Pan-Americanos, em 2007, o Engenho de Dentro foi escolhido para abrigar uma das mais importantes instalações do evento, o Estádio Olímpico João Havelange, construído no terreno das antigas oficinas ferroviárias, com capacidade para 45 mil pessoas.
Bairro anterior: Engenho da Rainha
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