História dos Bairros do Rio de Janeiro - Curicica e Del Castilho
Dando sequência ao histórico dos bairros do Rio de Janeiro, falarei hoje sobre Curicica e Del Castilho.
Curicica
Diz-se que o nome do bairro tem origem na palavra indígena “ya-cury-ycica”, que significa “a árvore que baba”, da família das palmáceas. O nome Curicica designou antiga Estrada de Jacarepaguá que dava acesso da baixada fronteiriça ao morro Dois Irmãos, limitada pela Estrada de Guaratiba (atual Estada dos Bandeirantes). No sopé do morro, foi instalado o hospital para tratamento da tuberculose, hoje hospital Raphael de Paula e Souza.
A área é remanescente de antigos engenhos de cana-de-açúcar, cuja urbanização se deu no final dos anos 1950, com a implantação do grande loteamento Parque Curicica, de propriedade da Cia. Imobiliária Curicica Ltda., situado entre as estradas dos Bandeirantes, do Calmete, da Curicica, a rua André Rocha e o rio Guerenguê. O bairro é basicamente dividido em dois setores pelos morros da Helena e da Pedra do Padre. Sua principal referência é a Praça Delfos. Nos seus limites ficam as instalações da Central Globo de Produções e da Rede Globo, conhecido como PROJAC.
Del Castilho
A região pertencia à antiga freguesia de Inhaúma e era atravessada pela Estrada Real de Santa Cruz, atual Av. Dom Helder Câmara, e se chamava “Venda Grande”. No final do séc. XVIII, a área fazia parte da imensa propriedade rural da fazenda do Capão do Bispo, do primeiro bispo do Rio de Janeiro, Dom José Joaquim Castelo Branco, cuja sede ainda existe e é preservada pelo Patrimônio Estadual.
Com a construção da Estrada de Ferro Melhoramentos do Brasil, depois Linha Auxiliar, foi implantada a Estação Del Castilho, em homenagem a um engenheiro, amigo do político e também engenheiro Paulo de Frontin. A Estrada de Ferro Rio d’Ouro também tinha uma estação, que se chamava Liberdade, e depois foi rebatizada de Del Castilho. Existiam, portando, duas estações ferroviárias de Del Castilho. Com a extinção da Rio d’Ouro, restou apenas a da linha auxiliar.
Em 1924 foi instalada a fábrica da Companhia Nacional de Tecidos Nova América, junto à Av. Automóvel Clube, uma das maiores e mais tradicionais fábricas do país. Em 1991, suas instalações foram desativadas e em seu lugar foi instalado, em 1995, o Shopping Center Nova América, que preservou a arquitetura original da fábrica, em estilo inglês do início do séc. XX.
Na década de 1940 foram construídos grandes conjuntos habitacionais no bairro, próximos à atual Av. Dom Hélder Câmara e à Estrada Velha da Pavuna. Na década de 1960, foi construído o viaduto Engenheiro Emílio Baumgart e, mais tarde, a denominada “Linha Verde”. No leito da antiga Estrada de Ferro Rio d’Ouro, o Metrô construiu a Linha 2, ligando o Estácio à Pavuna.
Bairros anteriores: Barros Filho, Cosmos e Costa Barros
Referências: Portal Geo Rio e Wikipedia
1 Comentário(s)::
lixo --'
Postar um comentário