domingo, 31 de agosto de 2008

Antiga civilização descoberta na Amazônia

Na Amazônia brasileira, pesquisadores brasileiros e norte-americanos descobriram os restos de uma complexa sociedade urbana que floresceu na região antes da chegada dos europeus. As cidades tinham praças, fossos defensivos e paliçadas, e estavam ligadas entre si por uma extensa rede de caminhos.

Não são exatamente as cidades com telhados cobertos de ouro que os descobridores europeus tanto procuraram há cerca de 500 anos. Mas a descoberta na floresta amazônica, na região do Xingu, de antigas urbes ligadas entre si por uma extensa rede de caminhos, revela que afinal existia ali, antes mesmo da chegada dos europeus, uma sociedade humana mais complexa do que se imaginava.

XinguA investigação arqueológica, realizada por uma equipe de cientistas norte-americanos e brasileiros, e publicada na última sexta-feira na revista Science, revela a existência, nas regiões norte e centro-oeste do Brasil, de restos de complexos habitacionais que lembram em dimensão as cidades medievais na Europa, ou a polis, na Grécia Antiga, segundo os próprios autores do artigo.

Aquelas cidades, anteriores ao ano de 1500 e hoje engolidas pela vegetação da floresta tropical, eram, no entanto, “mais complexas, do ponto de vista do seu planejamento, do que as urbes européias, suas contemporâneas”, explicou o antropólogo Mike Heckenberger, da Universidade da Flórida e líder da equipe, citado pelo serviço de notícias de ciência Eurekalert. Ainda de acordo com Heckenberger, as primeiras provas de uma civilização no Xingu foram encontradas em 2003, mas só agora foi possível detalhar como elas eram. Foram usadas imagens de satélite e tecnologia de navegação por GPS para mapear as antigas comunidades.

Os pesquisadores também contaram com a ajuda da tribo Kuikuro, que habita a região e possivelmente são os descendentes do povo que viveu nas cidades. Os indígenas apontaram no meio da selva os indícios, quase invisíveis, de uma civilização antiga. A estimativa é que pelo menos 800 pessoas viviam em cada vila.

Foram encontrados 28 sítios pré-históricos e também sinais de atividades agropecuárias extensivas, inclusive possíveis resquícios de criações de peixes. A maior das “cidades” daquele complexo tecido urbano foi datada pelos cientistas entre 1250 e 1650. Por volta desta última data, estimam os autores do estudo agora apresentado, aquela civilização indígena, com praças e paliçadas em suas cidades, teria entrado em colapso, após o contato com os europeus e com as novas doenças para ali levadas por eles. A maioria dos habitantes autóctones teria morrido nessa altura, justamente por causa dessas doenças.

Referências: Diário de Notícias e Revista da Semana

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

F: Citações de Shakespeare

Algumas citações das peças de William Shakespeare (temas com a letra “F”):


Falador:


“Antes ser censurado por calado do que por falador”. (Bem Está o Que Bem Acaba - Ato I, Cena I: Condessa)


Felicidade:


“O silêncio é o mais eloqüente arauto da alegria; pequena seria a minha felicidade se eu pudesse dizer o quanto ela é grande”. (Muito Barulho Por Nada - Ato II, Cena I: Cláudio)


Filosofia:


“Há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha nossa vã filosofia”. (Hamlet - Ato I, Cena V: Hamlet)


Fim:


“Sendo o fim doce, que importa que o começo amargo fosse?”. (Bem Está o Que Bem Acaba - Ato V, Cena III: Rei)


Citações: | | B | C | D | E | H

Referência: Shakespeare de A a Z - Livro das Citações

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Bandeira da Bielorrússia

Nesta mesma data, há exatamente 17 anos, a Bielorrússia declarava sua independência da União Soviética. Era mais uma ex-república soviética tornando-se um país independente com a desintegração daquele país. Sendo assim, esta é uma data importante para o país e, por isso, aproveitarei para falar aqui sobre a bandeira da Bielorrússia e o seu significado.

Bandeira da Bielorrússia
A bandeira da Bielorrússia foi adotada oficialmente em 7 de Junho de 1995, após os resultados do plebiscito realizado no mês anterior. O desenho desta bandeira corresponde a uma modificação da bandeira que usou a República Socialista Soviética da Bielorrússia entre 1951 e 1991, ano em que se proclamou a sua independência, conforme já mencionado. A bandeira independentista foi abolida em 1995, mas segue sendo usada por grupos opositores ao governo bielorruso de Alexander Lukashenko, que consideram o plebiscito como ilegal.

Alexander LukashenkoOficialmente, de acordo com o próprio site da Presidência do país, a bandeira nacional é composta por um pano retangular formado por duas faixas longitudinais: uma superior de cor vermelha e uma inferior de cor verde, correspondentes a dois terços e um terço da bandeira, respectivamente. Uma faixa vertical branca e com desenhos vermelhos decorativos bielorrussos ocupa 1/9 da longitude da bandeira e se localiza junto à haste.

A cor vermelha da bandeira representa o passado histórico do país, por ser a cor usada pelas milícias bielorrussas durante a batalha de Grunwald e do Exército Vermelho, que combateu na Segunda Guerra Mundial. O verde representa o futuro esperançoso da Bielorrússia e os bosques do país. Junto à haste há um desenho decorativo criado em 1917 por Matrena Markevich e que é usado para adornar flores e plantas. Este motivo é também tecido para toalhas decorativas tradicionais conhecidas como “rushniks”. Este símbolo representa a cultura e a unidade do povo bielorrusso.

Vale registrar que a oposição ao governo considera a bandeira atual como bandeira “de fato” devido às irregularidades registradas durante o processo eleitoral. Eles utilizam como símbolo a bandeira de 1918 - branca com uma faixa vermelha horizontal no centro - durante seus protestos, o que tem provocado sua proibição pelo governo de Lukashenko.


Bandeira anterior: Tunísia

Referência: Wikipedia

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Joio

Acho que 99% das pessoas que utilizam a expressão “separar o joio do trigo” nunca deve ter parado pra pensar no que realmente é esse tal de joio. Certamente deduz-se que é algo ruim, prejudicial. Mas o que é exatamente esse negócio?

O Lolium temulentum, comumente conhecido como joio ou cizânia, é uma planta pertencente à família Poaceae e ao gênero Lolium. De talo rígido, pode crescer até 1 metro de altura, com inflorescências na espiga e grão de cor violeta. Geralmente cresce nas mesmas zonas produtoras de trigo e é considerada uma erva daninha desse cultivo. A semelhança entre essas duas plantas é tão grande que em algumas regiões costuma-se denominar o joio como “falso trigo”.

Joio
Pode ser venenosa e uma pequena quantidade de joio colhida e processada junto ao trigo pode comprometer a qualidade de todo o produto obtido. Portanto, vem daí a famosa expressão já citada acima, um ditado popular. Esta planta, e a necessidade de separá-la do trigo, é referenciada até mesmo na Bíblia, mais especificamente no Evangelho segundo Mateus:

Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante a um homem que semeou boa semente no seu campo; mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou o joio no meio do trigo e retirou-se. E, quando a erva cresceu e produziu fruto, apareceu também o joio. Então, vindo os servos do dono da casa, lhe disseram: Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde vem, pois, o joio? Ele, porém, lhes respondeu: Um inimigo fez isso. Mas os servos lhe perguntaram: Queres que vamos e arranquemos o joio? Não! Replicou ele, para que, ao separar o joio, não arranqueis também com ele o trigo. Deixai-os crescer juntos até a colheita e, no tempo da colheita, direi aos ceifeiros: ajuntai primeiro o joio, atai-o em feixes para ser queimado; mas o trigo, recolhei-o no meu celeiro.


Referência: Wikipedia

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Pensa que sabe dirigir?

Se você acha que sim, dê uma olhada nesse vídeo abaixo e talvez mude de idéia...


sábado, 16 de agosto de 2008

Conflito na Ossétia do Sul

Lamentavelmente mais uma guerra está acontecendo no mundo. Quase ninguém nunca nem havia ouvido falar em Ossétia do Sul até ficar sabendo das notícias deste conflito na fronteira entre Geórgia e Rússia. Então coloco aqui uma série de perguntas e respostas elaboradas pela BBC Brasil para todos possamos entender exatamente o que está se passando.

» Qual é o atual status da Ossétia do Sul?

A Ossétia do Sul tem tido um governo próprio desde que lutou com a Geórgia pela sua independência em 1991 e 1992, logo após o colapso da União Soviética. Durante o conflito, a região declarou sua independência, mas ela não foi reconhecida por nenhum país. O presidente da Geórgia, Mikhail Saakashvili, prometeu colocar a Ossétia do Sul e outra região separatista, a Abcásia, sob controle da Geórgia.

» Por que os ossetianos querem se separar?

Os ossetianos são uma etnia originária das planícies russas ao sul do Rio Don. Eles têm identidade e cultura diferentes da dos georgianos e uma língua própria. No século XIII, as invasões mongóis empurraram a etnia para as montanhas do Cáucaso e os ossetianos se estabeleceram ao longo da atual fronteira da Geórgia com a Rússia. Os ossetianos do sul querem se juntar à Ossétia do Norte, que é uma república autônoma dentro da Federação Russa. Os georgianos são uma minoria na Ossétia do Sul, representando menos de um terço da população. A Geórgia rejeita o nome Ossétia do Sul, preferindo chamar a região pelo nome antigo, Samachablo, ou Tskhinvali, a principal cidade da região.

Ossétia do Sul
» O que detonou esta crise?

As tensões vinham aumentando desde a eleição do presidente Saakashvili em 2004. Ele ofereceu à Ossétia do Sul diálogo e autonomia, mas no contexto de um só Estado, o da Geórgia. Em 2006 os ossetianos do sul votaram em um referendo extra-oficial, numa tentativa de fazer pressão pela independência completa e, segundo as autoridades da Ossétia do Sul, a maioria esmagadora da população quer o fim da união com Tbilisi. Em abril de 2008, a OTAN informou que a Geórgia poderia no futuro vir a ser um membro da aliança militar, o que irritou a Rússia, que se opõe à expansão da OTAN para o leste. Semanas depois, a Rússia reforçou os seus laços com as regiões de Ossétia do Sul e Abcásia. Em julho a Rússia admitiu que seus caças entraram no espaço aéreo da Geórgia, na região da Ossétia do Sul. Confrontos antes esporádicos se tornaram mais freqüentes até que, segundo informações não confirmadas, seis pessoas acabaram mortas por projéteis de forças georgianas.

» A Rússia poderia se envolver diretamente numa guerra?

A Rússia insiste que tem agido como uma força de paz na Ossétia do Sul e nega as acusações de que vem fornecendo armas aos separatistas. No entanto, Moscou já prometeu defender os cerca de 70 mil cidadãos russos que vivem na Ossétia do Sul. A Rússia pode interpretar uma intervenção militar como uma opção menos arriscada do que reconhecer a independência da Ossétia do Sul, o que poderia levar a uma guerra com a Geórgia.

» As ligações da Geórgia com a OTAN podem influenciar este conflito?

O presidente Saakashvili fez da entrada na OTAN uma de suas prioridades. A Geórgia tem um relacionamento próximo com os Estados Unidos e vem cultivando vínculos com a Europa Ocidental. Há quem diga que Saakashvili espera levar a OTAN a um conflito com Moscou, de forma a formalizar a aliança. Mas analistas dizem que é difícil imaginar que a OTAN se deixe arrastar para um conflito com a Rússia por causa da Geórgia, depois de ter se esforçado para evitá-lo por tanto tempo.

Referências: BBC Brasil e UOL

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Rapidinhas de 13 de agosto


Hernán Cortez1521 - Conquista Espanhola na América: Tenochtitlán, então capital do Impédio Azteca e atual Cidade do México, cai perante as forças de Hernán Cortez e seus conquistadores. Foram aproximadamente vinte milhões de mortos em trinta anos de massacre espanhol durante a conquista. Segundo conta a História, Cortez chegou à civilização centro-americana, hoje considerada a maior e mais poderosa do continente na época, seguido por apenas 400 homens, 16 cavalos, 32 escopetas e quatro canhões. Teria derrotado um exército de mais ou menos 500 mil homens.

Copacabana Palace1923 - Inauguração do Copacabana Palace: O luxuoso e famoso hotel localizado em frente à praia de Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro, foi inaugurado neste dia. Foi construído pelo empresário Octávio Guinle entre 1919 e 1923, atendendo a uma solicitação do então presidente Epitácio Pessoa, que desejava um grande hotel de turismo na capital do país, para ajudar a hospedar o grande número de visitantes esperados para a grande Exposição do Centenário da Independência do Brasil. Estabelecido o acordo para a construção, o empresário adquiriu um terreno na praia de Copacabana, de frente para a Avenida Atlântica, alargada em 1919 pelo engenheiro Paulo de Frontin. Na época, o hotel foi o primeiro grande edifício em Copacabana, cercado apenas por pequenas casas e mansões.

República Centro-Africana1960 - Independência da República Centro-Africana: A antiga colônia francesa de Ubangi Shari, que fez parte da África Equatorial Francesa, tornava-se independente. Em 1958, tornou-se república dentro da Comunidade Francesa e, dois anos mais tarde, totalmente independente. Em 1976, seu presidente, Jean Bedel Bokassa, declarou-a império e a si próprio imperador. Após denúncias de atrocidades, foi deposto em 1979, e o país voltou a ser uma República.

Muro de Berlim1961 - Construção do Muro de Berlim: O famoso muro foi construído na madrugada deste dia. Constituía um símbolo da divisão da Alemanha em duas entidades estatais, a República Federal da Alemanha (Ocidental) e a República Democrática Alemã (Oriental). Este muro, além de dividir a cidade de Berlim ao meio, simbolizava a divisão do mundo em dois blocos: o ocidental, constituído pelos países capitalistas liderados pelos Estados Unidos da América; e o oriental, constituído pelos países socialistas simpatizantes do regime soviético. Possuía um extensão de 66,5 km com gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas electrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda. O Muro de Berlim caiu no dia 9 de Novembro de 1989, marcando o início da reunificação das duas Alemanhas, acabando também a divisão do mundo em dois blocos.


Referência: Wikipedia

domingo, 10 de agosto de 2008

Bao Ritcho

Alias do Bao Ritcho no mIRC

Hoje Bao Ritcho completa 23 anos de idade. Muitos já me perguntaram a origem dele ou, mais especificamente, a origem de seu nome. Não posso explicar. Veio da minha cabeça. E se pudesse achar uma explicação para isso, certamente seria difícil de colocar em palavras para que alguém compreendesse. Certo é que ele fez parte da minha infância e continua fazendo parte da minha vida até hoje. Em meio a uma “faxina” entre os brinquedos, lá pelo final dos anos 80, quase ele foi jogado fora ou dado para alguma criança pobre. Mas algo naquele dia me fez querer ficar com ele e então começou toda essa história. Jamais poderia agradecer a mim mesmo ou à minha mente por tê-lo “criado”. Portanto, aqui fica meu agradecimento mais uma vez pela sua existência, porque no fundo eu o considero como um ser vivo e à parte.

Bao Ritcho

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Espectadores Sortudos (?)

Sortudos com essa interrogação porque já nem tenho certeza se são sortudos mesmo ou se são débeis mentais... De qualquer forma, o que eles estavam fazendo ali?






domingo, 3 de agosto de 2008

Criatividade III


Criatividade III-1
Criatividade III-2
Criatividade III-3

Veja AQUI a postagem “Criatividade II”
Veja AQUI a postagem “Criatividade I”