quinta-feira, 28 de junho de 2012

Jean-Jacques Rousseau

Em 28 de junho de 1712, há exatos 300 anos, nascia em Genebra um dos maiores filósofos e teóricos políticos de todos os tempos: Jean-Jacques Rousseau. Ele não conheceu a mãe , pois ela morreu alguns dias após do parto. Foi criado pelo pai, Isaac Rousseau, um relojoeiro calvinista. Aos 10 anos teve de afastar-se do pai, mas continuaram mantendo contato. Já na adolescência, foi estudar numa rígida escola religiosa, sendo aluno do pastor Lambercier. Mais tarde teve como amante uma rica senhora e, sob seus cuidados, desenvolveu interesse por música e filosofia.

Posteriormente pariu para Paris. Havia inovado muitas coisas no campo da música, o que lhe rendeu um convite de Diderot para que escrevesse sobre isso na famosa Enciclopédia. Além disso, obteve sucesso com uma de suas óperas, intitulada “O Adivinho da Vila”. Aos 37 anos, participando de um concurso da academia de Dijon cujo tema era "O restabelecimento das ciências e das artes terá favorecido o aprimoramento dos costumes?", torna-se famoso ao escrever como resposta o “Discurso Sobre as Ciências e as Artes”, ganhando o prêmio em 1750. Depois isso, Rousseau, então famoso na elite parisiense, é convidado para participar de discussões e jantares para expor suas ideias. Ao contrário de seu grande rival Voltaire, que também não tinha o sangue azul, aquele ambiente não o agradava. Outra importantíssima obra foi “Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens”, também na competição da Academia de Dijon, em 1754.

Rousseau teve cinco filhos com sua amante de Paris, porém, acaba por colocá-los todos em um orfanato. Uma ironia, já que anos depois escreve o livro “Emílio”, ou “Da Educação”, que ensina sobre como se deve educar as crianças. Outro livro, a "Profissão de Fé do Vigário Saboiano", acaba por lhe render perseguições e retaliações tanto em Paris como em Genebra, chegando a ter as obras queimadas. Rousseau rejeita a religião revelada e é fortemente censurado. Era adepto de uma religião natural, em que o ser humano poderia encontrar Deus em seu próprio coração. No entanto, seu romance “A Nova Heloísa” mostra-o como defensor da moral e da justiça divina. Apesar de tudo, ele era um espiritualista e teve, por isso e entre outras coisas, Voltaire, outro importante iluminista como principal opositor.

Em sua obra “Confissões”, responde a muitas acusações de Voltaire. No fundo, Rousseau revela-se um cristão rebelado, desconfiado das interpretações eclesiásticas sobre os Evangelhos. Politicamente, expõe suas ideias na famosa obra “Contrato Social”. Ele procura um Estado social legítimo, próximo da vontade geral e distante da corrupção. A soberania do poder, para ele, deve estar nas mãos do povo, através do corpo político dos cidadãos. Segundo suas ideias, a população tem que tomar cuidado ao transformar seus direitos naturais em direitos civis, afinal “o homem nasce bom e a sociedade o corrompe”.

Em 1762, Rousseau começou a ser perseguido na França, pois suas obras foram consideradas uma afronta aos costumes morais e religiosos. Refugiou-se na cidade suíça de Neuchâtel. Em 1765, foi morar na Inglaterra a convite do filósofo David Hume. De volta à França, casou-se com Thérèse Levasseur, em 1767.

Depois de toda uma produção intelectual, suas fugas às perseguições e uma vida de aventuras e de errância, Rousseau passa a levar uma vida retirada e solitária. Por opção, ele foge dos outros homens e vive em certa misantropia. Nesta época, dedica-se à natureza, que sempre foi uma de suas paixões. Seu grande interesse por botânica o leva a recolher espécie e montar um herbário. Seus relatos desta época estão no livro “Devaneios de Caminhante Solitário”. Falece aos 66 anos, em 2 de julho de 1778.

Referência: Wikipedia

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Super Bowl XIV

Postagem simultânea com o Blog dos Colunistas do Canal #Sports - LINK

Super Bowl XIVO Super Bowl XIV entre Pittsburgh Steelers e Los Angeles Rams é considerado como um dos melhores da história. A partida aconteceu em 20 de janeiro de 1980 no Rose Bowl e ficou marcada por cinco mudanças de liderança no placar e pela grande performance dos wide receivers. Para chegar ao Super Bowl, Pittsburgh conquistara o título da AFC com uma vitória de 27-13 sobre o Houston Oilers. Os Rams haviam derrotado na final da NFC o Tampa Bay Buccaneers por 9-0.

Logo no início os Steelers saíram na frente com a conversão de um field goal, mas depois de um kickoff curto os Rams avançaram na sua primeira campanha e marcaram um touchdown com Cullen Bryant e viraram par 7-3. No kickoff logo a seguir, Larry Anderson retornou até a marca de 45 jardas – apenas um dos cinco que ele retornou para um recorde de 162 jardas naquele dia – e impulsionou a campanha na qual Bradshaw e Franco Harris lideraram a equipe para a virada: 10-7. Antes do intervalo os Rams chutaram ainda mais dois field goals para novamente tomar a liderança do jogo, vencendo por 13-10 ao final do segundo período.

Pittsburgh Steelers
Terry Bradshaw, que lançou para 309 jardas no jogo, e Lynn Swann colocaram a equipe de Pittsburgh mais uma vez na frente no começo do terceiro quarto numa jogada de 47 jardas: 17-13. No entanto, mais uma vez a liderança não duraria muito tempo. Um passe de 50 jardas do QB Vince Ferragamo para Billy Waddy deixou o time perto da redzone. O touchdown saiu por intermédio de Ron Smith, mas o chutador errou o ponto extra e os Rams ficaram na frente por 19-17. Foi então que surgiu um dos heróis da partida para os Steelers: John Stallworth.

Stallworth recebeu um passe de Bradshaw e avançou 73 jardas para o touchdown no início do último quarto e pôs os Steelers na frente por 24-19. Mais tarde, numa nova campanha dos Rams já chegando à marca de 30 jardas do campo de ataque, Jack Lambert interceptou Ferragamo e os Steelers estavam de novo no ataque. Stallworth recebeu um passe de 45 jardas e, com uma interferência marcada pela arbitragem, Pittsburgh ficou na marca de uma jarda. Franco Harris marcou o touchdown que fechou o placar em 31-19. Com isso, Pittsburgh era o maior vencedor do Super Bowl ao alcançar seu quarto título.

» Leia AQUI sobre o Super Bowl XIII
» No Canal #Sports:
Super Bowl XIV
Referências: NFL.com, About.com, Wikipedia e Sports Illustrated

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Nuvens XI

Seguem mais algumas fotos impressionantes de nuvens e de paisagens com nuvens...

(Clique para ampliar)






Referência: Landscapes 2.0

Postagens anteriores: I | II | III | IV | V | VI | VII | VIII | IX | X

terça-feira, 19 de junho de 2012

Bandeira do Kuwait

Há exatamente 51 anos, em 19 de junho de 1961, o Kuwait declarava sua independência em relação ao Reino Unido. Por isso aproveito esta data para falar um pouco aqui sobre a história e o significado da bandeira deste país.

Kuwait
Depois de ter utilizado 24 bandeiras diferentes desde 1714, o Kuwait finalmente adotou, após sua independência, a bandeira que até hoje é utilizada. A adoção oficial ocorreu em 7 de setembro de 1961. Acredita-se que as formas da bandeira tenham origem na bandeira de Revolta Árabe de 1916-18.

As cores da bandeira do país são as chamadas “cores pan-ábares”: vermelho, branco, preto e verde. Estas cores, utilizadas em várias outras bandeiras de países islâmicos, estão ligadas a estes povos e sua cultura e fé há vários séculos. A cor verde representa a fertilidade, a cor preta representa a luta e a vitória sobre os inimigos, o vermelho representa o sangue e o branco simboliza honra e pureza.

Bandeira anterior: Guiana

Para ver todas as postagens sobre bandeiras basta clicar AQUI.

Referências: WorldFlags101 e Wikipedia

sábado, 16 de junho de 2012

História dos Bairros do Rio de Janeiro - Engenho de Dentro

Dando continuidade ao histórico dos bairros do Rio de Janeiro, falarei hoje sobre o Engenho de Dentro.

O bairro tem sua origem nos tempos coloniais do Brasil, época em que a produção de melaço e açúcar para exportação era uma das principais atividades do país. Surgiram, assim, os primeiros engenhos, que, nesta região especificamente, deram origem aos bairros da região do Méier, onde está incluído o Engenho de Dentro. Após a expulsão da Companhia de Jesus e o confisco de suas terras, além do declínio da produção açucareira, os engenhos foram sendo desmembrados.

No século XVIII, o Engenho de Dentro pertencia ao mestre de campo João Árias de Aguirre. Com o desmembramento de suas terras, destacou-se a Chácara do Dr. Francisco Fernandes Padilha, que se estendia até o sopé da Serra dos Pretos Forros, onde mais tarde foram abertas as ruas Dr. Peçanha, hoje Adolfo Bergamini, Dr. Leal, Dr. Bulhões, entre outras.

Engenho de Dentro
Em 1908, uma fábrica de vidro existente na atual rua Gustavo Riedel foi transformada em hospital de emergência e, mais tarde, tornou-se o Hospital Dom Pedro II, destinado aos doentes do antigo Hospício da Praia Vermelha. Atualmente, o antigo “Hospital dos Alienados” abriga o Instituto Municipal Nise da Silveira.

O que deu impulso à ocupação do bairro, como em muitas outras localidades da cidade, foi a abertura da Estrada de Ferro Dom Pedro II, depois denominada Central do Brasil, que levou para o bairro as grandes oficinas ferroviárias do Engenho de Dentro. Na década de 1880 estas oficinas eram consideradas as mais importantes da América Latina. A estação do Engenho de Dentro foi inaugurada em 1873 e, mais tarde, foi demolida, somente sendo construída a atual estação em 1937.

Estádio Olímpico João Havelange
Com a construção da “Linha Amarela”, entre 1994 e 1997, a nova acessibilidade à Barra da Tijuca valorizou o Engenho de Dentro e os bairros próximos. Com a realização dos Jogos Pan-Americanos, em 2007, o Engenho de Dentro foi escolhido para abrigar uma das mais importantes instalações do evento, o Estádio Olímpico João Havelange, construído no terreno das antigas oficinas ferroviárias, com capacidade para 45 mil pessoas.

Bairro anterior: Engenho da Rainha

Referências: Comentário(s): (1)

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Arquiteto projeta casa em minúsculo terreno no Japão

Recebi por e-mail estas fotos (clique para ampliar) de uma casa criada por um arquiteto japonês num minúsculo terreno. Como se sabe, espaços para construção no Japão são cada vez mais raros. Assim, qualquer pedaço de terreno precisa ser muito bem utilizado, o que faz com que surjam obras desse “porte”. O arquiteto chama-se Kota Mizuishi e ele projetou a casa mostrada nas fotos abaixo, em Horinoushi, que inclui cozinha, banheiro, quartos e sala de jogos. Tudo isso avaliado em US$ 200 mil.

 Casa no Japão  Casa no Japão

 Casa no Japão  Casa no Japão

 Casa no Japão  Casa no Japão

 Casa no Japão  Casa no Japão

 Casa no Japão  Casa no Japão

domingo, 10 de junho de 2012

Regata Oxford-Cambridge

Há exatos 183 anos, no dia 10 de junho de 1829, ocorria a primeira Regata Oxford-Cambridge da história. Trata-se de uma competição anual de remo entre as universidades de Oxford e Cambridge que acontece todas as primaveras no rio Tâmisa, em Londres. É um evento muito popular, não apenas entre os alunos destas universidades, mas também entre o público em geral. Estima-se, inclusive, que cerca de 250 mil pessoas assistam à regata, que ocorre anualmente desde 1856, somente tendo sido interrompida durante as guerras mundiais.

Os membros das equipes são popularmente conhecidos como “azuis”, sendo as embarcações chamadas de “blue boats”. Oxford compete com a cor azul escura e Cambridge compete de azul claro. A competição ocorre numa distância de 6.779 metros desde Putney até Mortlake. As equipes são compostas por oito remadores e um capitão, não havendo limite de peso, devendo remar contra a correnteza do rio.

Regata Oxford-Cambridge

Acima, uma foto da competição que ocorreu em 2002. Neste ano de 2012, curiosamente, um nadador interrompeu a tradicional regata, disputada no dia 7 de abril. O homem foi identificado como Trenton Oldfield, de 35 anos, que foi retirado da água e levado pela polícia sob custódia, acusado de perturbação da ordem pública. Após a prova ser reiniciada, Cambridge venceu a disputa em sua 158ª edição.

Referências: Wikipedia e G1

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Entrevista do Climatologista Ricardo Felício


Há muito tempo acredito ser uma grande farsa essa história de aquecimento global e todas as suas variantes e seus assuntos relacionados. O climatologista Ricardo Felício falou sobre o assunto no Programa do Jô recentemente, conforme entrevista no vídeo abaixo.



Claro que tem gente que acha que ele está delirando ou que é oportunista. Eu, particularmente, acho que tem muita gente ganhando dinheiro com essa grande palhaçada, essa grande falácia. Concordo com as palavras do professor.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

O Rebelde Desconhecido

O “Rebelde Desconhecido”, também conhecido como “O Homem dos Tanques”, foi como ficou conhecido o misterioso homem que ganhou fama em todo o mundo como figura heróica após ser filmado e fotografado durante os protestos na Praça da Paz Celestial em Pequim, em 5 de junho de 1989. Várias fotografias foram tiradas do homem, que ficou em pé em frente a uma coluna de tanques chineses, forçando-os a parar.

Uma das fotos mais reproduzidas foi a tirada por Jeff Widener, da Associated Press, da sacada do Beijing Hotel, a cerca de 800 metros da cena. Widener estava machucado e gripado na ocasião. Embora ele tivesse achado que suas fotografias não tivessem sido boas, as imagens foram rapidamente reproduzidas pelo mundo. Outra versão (abaixo) foi fotografada por Stuart Franklin, da Magnum Photos, do quinto andar do mesmo hotel, com um ângulo de visão mais aberto que Widener, mostrando mais tanques à distância.

O Rebelde Desconhecido

As fotos e a filmagem alcançaram audiência internacional quase instantaneamente. O acontecimento capa dos principais jornais e revistas e a principal matéria de incontáveis jornais ao redor do mundo. Em Abril de 1998, a revista Time incluiu o “Rebelde Desconhecido” na lista das 100 pessoas mais influentes do século.

O incidente ocorreu próximo à Praça da Paz Celestial, que corta a Cidade Proibida, em Pequim, de leste a oeste, na data de 5 de junho de 1989, um dia após o governo chinês reprimir violentamente os protestos de Tiananmen, há exatamente 23 anos. O homem colocou-se de pé no meio da rua enquanto os tanques se aproximavam. Ele segurava duas sacolas, uma em cada mão. À medida que os tanques paravam, o homem parecia tentar mandá-los embora. Em resposta, o tanque da frente tentou desviar do homem, que repetidamente se colocou em frente ao tanque, num exemplo de não-violência. Após bloquear os tanques, o homem escalou até o topo do tanque da frente e conversou com o piloto. A filmagem mostra duas pessoas vestidas de azul levando o homem embora e sumindo na multidão; os tanques então prosseguiram seu caminho. A testemunha Charlie Cole acredita que o homem foi levado pela polícia secreta e foi um dos muitos executados, uma vez que o governo chinês nunca foi capaz de identificá-lo após as fotos tornarem-se públicas.

Quase nada se sabe a respeito da identidade do homem. Pouco depois do incidente, o tablóide britânico Sunday Express afirmou que seu nome era Wang Weilin, um estudante de 19 anos que foi posteriormente preso por “agitação política” e “tentativa de subversão de membros do Exército”. No entanto, a veracidade desta afirmação é questionável. Numerosos rumores se espalharam acerca da identidade do homem e de suas intenções, mas nenhuma delas pôde ser definitivamente provada.

Referência: Wikipedia

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Carnot

No dia 1º de junho de 1796, há exatamente 216 anos, nascia em Paris Nicolas Carnot, importante físico, matemático e engenheiro francês que forneceu o primeiro modelo teórico de sucesso sobre as máquinas térmicas, o chamado “Ciclo de Carnot”, e apresentou os fundamentos da segunda lei da termodinâmica.

Em 1824 Carnot publicou “Reflexões sobre Potência Motriz do Fogo e Máquinas Próprias para Aumentar essa Potência” (“Réflexions sur la Puissance Motrice du Feu et sur les Machines Propres a Développer Cette Puissance”, no original), na qual ele faz uma revisão da importância industrial, política e econômica da máquina a vapor. Vale ressaltar que esta foi a sua única publicação em vida.

Carnot

O engenheiro francês iniciou sua investigação sobre as propriedades dos gases, em especial a relação entre pressão e temperatura, em 1831. Em 1832, após falecer prematura e subitamente de cólera, quase todos os seus pertences foram incinerados, como era de costume da época. Apesar disso, parte de suas anotações escapou à destruição. Essas anotações mostram que Carnot havia chegado à ideia de que, essencialmente, calor era trabalho, cuja forma fora alterada. Por essa conclusão ele é considerado o fundador da Termodinâmica – ciência que afirma ser impossível a energia desaparecer, havendo apenas a possibilidade de a energia se alterar de uma forma para outra.

A possibilidade de interconversão entre calor e trabalho possui restrições para as chamadas máquinas térmicas. O Segundo Princípio da Termodinâmica, elaborado em 1824 por Carnot, é enunciado da seguinte forma:

“Para haver conversão contínua de calor em trabalho, um sistema deve realizar ciclos entre fontes quentes e frias, continuamente. Em cada ciclo é retirada uma certa quantidade de calor da fonte quente (energia útil), que é parcialmente convertida em trabalho, sendo o restante rejeitado para a fonte fria (energia dissipada)”.

Referência: Wikipedia