segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Someone Saved My Life Tonight

Segue um vídeo de uma grande música do gênio Elton John: Someone Saved My Life Tonight, lançada em 1976.


SOMEONE SAVED MY LIFE TONIGHT (1976)

When I think of those East End lights, muggy nights
The curtains drawn in the little room downsairs
Prima Donna lord, you really should have been there
Sitting like a princess perched in her electric chair
And it's one more beer and I don't hear you anymore
We've all gone crazy lately
My friend's out there rolling round the basement floor.

REFRÃO:
And someone saved my life tonight, sugar bear
You almost had your hooks in me, didn't you dear?
You nearly had me roped and tied
Alter-bound, hypnotized, sweet freedom whispered in my ear
You're a butterfly and butterflies are free to fly
Fly away, high away, bye bye

I never realized the passing hours of evening showers
A slip noose hanging in my darkest dreams
I'm strangled by your haunted social scene
Just a pawn out-played by a dominating queen
It's four-o-clock in the morning, damn it!
Listen to me good
I'm sleeping with myself tonight
Saved in time, thank God my music is still alive

REFRÃO

And I would have walked head on
Into the deep end of the river
Clinging to your stocks and bonds
Paying your H.P. demands forever
They're coming in the morning
With a truck to take me home

Someone saved my life tonight
Someone saved my life tonight
Someone saved my life tonight
Someone saved my life tonight
Someone saved my life tonight
So save your strength
And run the field you play alone

REFRÃO

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Engenharia Popular em Geral - Parte II

Segue a segunda postagem da incrível sequência “Engenharia Popular em Geral”.

(Clique para ampliar)






Postagens anteriores: I

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Coulomb

Há exatos 205 anos, em 23 de agosto de 1806, falecia, aos 70 anos de idade, o engenheiro e físico francês Charles de Coulomb, cujo nome foi dado, em sua homenagem, à unidade de carga elétrica. Coulomb publicou sete tratados sobre Eletricidade e Magnetismo, além de outros sobre os fenômenos de torção, atrito entre sólidos, etc. Experimentador genial e rigoroso realizou uma experiência histórica com uma balança de torção para determinar a força exercida entre duas cargas elétricas (Lei de Coulomb).

Charles de CoulombApós receber a educação básica em sua cidade natal, Angoulême, ele mudou-se com a família para Paris. Durante este período, seu pai perdeu todo o seu dinheiro devido a maus investimentos financeiros e decidiu ir para Montpellier, sendo que sua mãe permaneceu em Paris. Entretanto, devido a desentendimentos entre Coulomb e sua mãe a respeito de sua carreira, cujos interesses incluíam a Matemática e a Astronomia, Coulomb optou por partir para Montpellier com seu pai. Lá, entrou para a Sociedade de Ciências em 1757.

Desejava entrar na “École Génie” em Mézières e, para isso voltou a Paris para se preparar para os exames em 1758. Dois anos depois, Coulomb entrou na “École Génie”, onde viria a se formar engenheiro militar em novembro de 1761. Depois, ficou de 1764 a 1772 em Martinica, supervisionando os trabalhos de construção do Fort Bourbon, onde teve a oportunidade de realizar inúmeros experimentos sobre mecânica de estruturas, atrito em máquinas e elasticidade de materiais. Com a saúde um pouco abalada, acabou regressando a Paris após este longo período de ausência, passando a dedicar-se somente à experimentação científica e a escrever trabalhos a respeito da mecânica aplicada.

Lei de Coulomb
Em 1779, Coulomb foi enviado a Rochefort para colaborar com o Marquês de Montalembert na construção de uma fortaleza. Coulomb aproveitou para continuar seus estudos e conquistou o grande prêmio na Academia de Ciências em 1781 devido à sua teoria do atrito nas máquinas simples (já havia conquistado outro em 1777 graças a um trabalho sobre o magnetismo terrestre). Nesse trabalho, Coulomb investigou o atrito estático e dinâmico entre superfícies e desenvolveu uma série de equações estabelecendo a relação entre a força de atrito e variáveis, como força normal, tempo, velocidade, etc.

Utilizando a metodologia de medir forças através da torção, Coulomb estabeleceu a relação entre força elétrica, quantidade de carga e distância, enfatizando a semelhança desta com a teoria de Isaac Newton para a gravitação, que estabelece a relação entre a força gravitacional e a quantidade de massa e distância. Além disso, estudou as cargas elétricas pontuais e a distribuição de cargas em superfícies de corpos carregados. Em 1789 teve início a Revolução Francesa, ocasionando muitas modificações nas instituições às quais Coulomb estava ligado. A Academia de Ciências foi dissolvida, dando origem ao “Instituto da França”.

Referência: Wikipedia

sábado, 20 de agosto de 2011

Cincinnati Kid - A Mão Final

Postagem simultânea com o Blog dos Canalhas do Poker (veja o link).

A clássica cenal da mão final do também clássico filme “Cincinnati Kid”, que http://www.blogger.com/img/blank.gifno Brasil acabou levando o nome de “Mesa do Diabo”, com Steve McQueen no papel principal. Ahttp://www.blogger.com/img/blank.gif modalidade ainda é uma das mais praticadas na época - filme lançado em 1965 - ou seja, o Five-Card Stud.


quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Engenharia Popular em Geral - Parte I

Depois das postagens intituladas “Engenharia Popular Brasileira” (partes 1, 2, 3 e 4), seguem agora postagens mais abrangentes sobre o assunto: Engenharia Popular em Geral. Esta é a primeira desta incrível sequência.

(Clique para ampliar)






segunda-feira, 15 de agosto de 2011

História dos Bairros do Rio de Janeiro - Coelho Neto

Dando continuidade ao histórico dos bairros do Rio de Janeiro, falarei hoje sobre Coelho Neto.

Coelho Neto (Ortofoto)
Originalmente a região era denominada Areal e seus principais acessos eram a Estrada da Pavuna (depois Av. Automóvel Clube) e a Estrada do Areal, atual Av. dos Italianos. A família Amaral era a principal proprietária das terras da região. Com a implantação da E. F. Rio D’Ouro foi construída a Estação do Areal, que teve o nome alterado posteriormente para Coelho Neto, uma homenagem ao famoso escritor e jornalista Henrique Maximiano Coelho Neto, nascido em Caxias, no Maranão (1864) e que mudou-se para o Rio de Janeiro aos 21 anos de idade.

Av. Brasil e Coelho Neto
Na década de 1960, a ferrovia foi extinta e seu leito abrigou a Linha 2 do Metrô do Rio de Janeiro no trecho entre os bairros de Del Castilho e Pavuna. Nela, em 1998, foi inaugurada a Estação Coelho Neto. O bairro é atravessado pela avenida Brasil, cujo trecho era denominado Av. das Bandeiras, aberta pelo prefeito Henrique Dodsworth, na década de 1940.

Na principal praça do bairro, Prof. Virginia Cidade, concentra-se o comércio local. Coelho Neto engloba o Distrito Industrial de Fazenda Botafogo, instalado na década de 1980 entre a Av. Brasil e o rio Acari. Trata-se, hoje, de um bairro predominantemente residencial.

Bairro anterior: Bairro de Fátima

Referências: Portal Geo Rio e Wikipedia

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

George Stephenson e a locomotiva a vapor

No dia 12 de agosto de 1848, há exatos 163 anos, falecia George Stephenson, inventor inglês mundialmente conhecido por ter projetado a primeira locomotiva a vapor da história. Em sua sua juventude, Stephenson trabalhou numa mina como operador de máquinas a vapor numa mina de carvão em Wylam, sua cidade natal. Seu conhecimento sobre os motores a vapor se desenvolveu rapidamente, até que, em 1812, deixou de operar com as máquinas e passou a construí-las.

George StephensonStephenson projetou a sua primeira locomotiva em 1814. A máquina foi batizada de “Blucher” e destinava-se ao transporte de carvão dentro da mina. Tinha capacidade para transportar 30 toneladas e foi a primeira locomotiva a usar rodas com rebordos que a impediam de sair dos trilhos. Seu sucesso foi tal que Stephenson foi convidado para construir uma ferrovia de 13 km entre Hetton e Sunderland. Esta ferrovia usava a gravidade para mover a carga nos percursos inclinados e locomotivas para as partes planas e em aclive. Foi a primeira linha férrea que não usava nenhum tipo de energia animal.

Entre 1822 e 1825 Stephenson construiu a locomotiva que batizou de “Active”’ e mais tarde renomeou para “Locomotion”’. A linha férrea foi inaugurada em 27 de setembro de 1825. Conduzida por Stephenson, a “Locomotion” transportou 80 toneladas de carvão e demorou 2 horas para percorrer o trajeto de 15 km, chegando a atingir a velocidade de 39 km/h. A primeira carruagem desenhada para transporte de passageiros chamava-se “Experiment” e foi também atrelada ao comboio. Foi a primeira vez que passageiros foram transportados num veículo propulsionado por uma locomotiva a vapor.

Locomotiva Rocket
Durante a construção da linha, Stephenson reparou que, por menores que fossem os aclives no percurso, a velocidade do comboio diminuía drasticamente, e que os declives tornavam os travões completamente inúteis, dado que estes não conseguiam fazer parar o comboio. Por isso, chegou à conclusão de que as linhas férreas deveriam ter um percurso o mais plano possível. Quando fez as linhas férreas Bolton-Leigh e Liverpool-Manchester, esses conhecimentos levaram-no a fazer uma série de terraplanagens e a construir viadutos de forma a tornar os percursos mais suaves.

A locomotiva “Rocket”, projetada por Stephenson, foi selecionada para operar na linha Liverpool-Manchester. A cerimônia de abertura foi um evento memorável, contando com a presença de ilustres figuras do governo e da indústria. O dia foi abalado devido à morte de William Huskisson, membro do parlamento de Liverpool, que foi atingido e morto pela “Rocket”, mas o sucesso da estrada-de-ferro foi estrondoso. Stephenson tornou-se um homem muito famoso, tendo-lhe sido oferecido o lugar de engenheiro-chefe em diversas linhas férreas.

Referência: Wikipedia

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Bao Ritcho

Alias do Bao Ritcho no mIRC

Hoje Bao Ritcho completa 26 anos de idade. Muitos já me perguntaram a origem dele ou, mais especificamente, a origem de seu nome. Não posso explicar. Veio da minha cabeça. E se pudesse achar uma explicação para isso, certamente seria difícil de colocar em palavras para que alguém compreendesse. Certo é que ele fez parte da minha infância e continua fazendo parte da minha vida até hoje. Em meio a uma “faxina” entre os brinquedos, lá pelo final dos anos 80, quase ele foi jogado fora ou dado para alguma criança pobre. Mas algo naquele dia me fez querer ficar com ele e então começou toda essa história. Jamais poderia agradecer a mim mesmo ou à minha mente por tê-lo “criado”. Portanto, aqui fica meu agradecimento mais uma vez pela sua existência, porque no fundo eu o considero como um ser vivo e à parte.

Bao Ritcho

domingo, 7 de agosto de 2011

Árvores IV

Mais algumas fotos impressiontantes de árvores e de paisagens com árvores...

(Clique para ampliar)







Referência: Landscapes 2.0

Postagens anteriores:
I | II | III

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Super Bowl X

Postagem simultânea com o Blog dos Colunistas do Canal #Sports - LINK

Super Bowl XO Super Bowl X, disputado no Orange Bowl em 19 de janeiro de 1976, é considerado como um dos maiores de todos os tempos. O Pittsburgh Steelers, dirigido por Chuck Noll, chegava pela segunda vez consecutiva à grande decisão, desta vez contra o Dallas Cowboys de Tom Landry. As grandes atrações seriam os quarterbacks Terry Bradshaw, de Pittsburgh, e Roger Staubach, de Dallas, contra duas grandes defesas. Pittsburgh havia conquistado o título da AFC novamente contra o Oakland Raiders, vencendo por 16-10, enquanto Dallas venceu com facilidade o Los Angeles Rams por 37-7 para chegar ao título da NFC.

Dallas foi quem marcou primeiro na partida após um fumble recuperado por sua defesa. Staubach fez um passe de 14 jardas que encontrou Drew Pearson e os Cowboys fizeram 7-0. Mas Bradshaw respondeu rapidamente e finalizou a campanha seguinte com um passa para TD de 7 jardas para o TE Randy Grossman: 7-7. No início do segundo quarto Toni Fritsch chutou um field goal de 36 jardas para colocar Dallas na frente outra vez por 10-7, mas outra vez Bradshaw respondeu. Ele conectou um passe de 53 jardas para Lynn Swann, o que posicionou a equipe para um field goal que não foi convertido.

Lynn Swann
O chutador dos Steelers estava num péssimo dia e perdeu outro field goal, de apenas 33 jardas, no início do segundo tempo. A quatro minutos do fim do terceiro período um punt bloqueado acabou gerando um safety a favor de Pittsburgh, que encostou no placar: 10-9. Roy Gerela teve outra oportunidade de chutar a bola e, desta vez, não errou, colocando Pittsburgh à frente por 12-10. Logo depois, o safety Mike Wagner interceptou Staubach e posicionou a equipe para um novo field goal: 15-10.

Com pouco mais de três minutos por jogar no último quarto, Swann recebeu um passe de 64 jardas de Bradshaw e marcou um touchdown, colocando Pittsburgh à frente por 21-10, com os Steelers não convertendo o ponto extra. Dallas ainda respirou com um passe de Staubach de 34 jardas para o touchdown de Percey Howard, deixando o placar em 21-17, mas Staubach foi interceptado na sua última tentativa de virar o placar. Pittsburgh era bicampeão e Lynn Swann estabelecia um recorde com 161 jardas recebidas num jogo de Super Bowl.

» Leia AQUI sobre o Super Bowl IX
» No Canal #Sports:
Super Bowl X
Referências: NFL.com, Wikipedia e About.com

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Lamarck e a Teoria dos Caracteres Adquiridos

Jean-Baptiste Pierre Antoine de Monet, Chevalier de Lamarck, ou simplesmente Lamarck, como ficou conhecido, foi um naturalista francês que desenvolveu a Teoria dos Caracteres Adquiridos, uma teoria da evolução hoje em dia desacreditada. Lamarck personificou as ideias pré-darwinistas sobre a evolução. Foi ele que, de fato, introduziu o termo biologia. Lamarck nasceu há exatamente 267 anos, em 1º de agosto de 1744.

Originário da baixa nobreza, Lamarck interessou-se por história natural e escreveu uma obra de vários volumes sobre a flora francesa. Isto chamou a atenção do Conde de Buffon, que o indicou para o Museu de História Natural de Paris. Depois de ter trabalhado durante vários anos com plantas, Lamarck foi nomeado curador dos invertebrados (mais um termo introduzido por ele). Antes de 1800, ele era um essencialista que acreditava que as espécies eram imutáveis. Mas, graças ao seu trabalho sobre os moluscos da Bacia de Paris, ficou convencido da transmutação das espécies ao longo do tempo e desenvolveu a sua teoria da evolução, apresentada ao público em 1809 em “Philosophie Zoologique”. A teoria de Lamarck não obteve grande aceitação na França, mesmo entre seus colegas do Museu Nacional de História Natural, havendo, entretanto, uma boa aceitação na Inglaterra. Apesar disto, Lamarck não foi capaz de convencer os homens de seu tempo de que a evolução fosse um fato.

Lamarck
A teoria da Evolução de Lamarck é fundamentada em dois aspectos: (1) a tendência dos seres para um melhoramento constante rumo à perfeição, um aumento da complexidade dos seres menos desenvolvidos aos mais desenvolvidos; esta tendência seria uma força externa, semelhante à atração gravitacional, que, se agisse isoladamente, geraria uma linha contínua e progressiva. Porém, esta tendência não atua sozinha na evolução: há a lei (2) do uso e desuso que, conjugada com a transmissão dos caracteres adquiridos, provoca desvios na linha evolutiva.

Segundo a lei do uso e desuso, os indivíduos perdem as características de que não precisam e desenvolvem as que utilizam. O uso contínuo de um órgão ou parte do corpo faz com que este se desenvolva e seja apto para o correto funcionamento, enquanto o desuso de um órgão ou parte do corpo faz com que este se atrofie e com o tempo perca totalmente sua função no corpo do indivíduo. Estas mudanças seriam transmitidas aos descendentes através da transmissão das características adquiridas. Por exemplo, as crias das girafas herdariam o pescoço comprido dos pais que, supostamente, o desenvolveriam ao se alimentarem das folhas das árvores mais altas. Assim, Lamarck acreditava que, como o ambiente terrestre sofre modificações constantes, as suas alterações estruturais forçam os seres que nele vivem a se transformarem para se adaptarem ao novo meio.

Lamarck defendia a geração espontânea contínua das espécies, com os organismos mais simples a serem depois transmutados com o tempo (pelo seu mecanismo) tornando-se mais complexos e próximos da perfeição ideal. Acreditava, portanto, num processo teleológico, com um fim determinado em que os organismos se tornam mais perfeitos à medida que evoluem.

Referência: Wikipedia