sexta-feira, 29 de abril de 2011

Começaria tudo outra vez

Há exatamente vinte anos, em 29 de abril de 1991, falecia um dos maiores compositores do Brasil: Gonzaguinha. Em homenagem a ele, seguem o vídeo e a letra da minha favorita dentre as músicas dele. No entanto, nesse vídeo, ele só começa a cantar a música aos 7:40.


COMEÇARIA TUDO OUTRA VEZ (1978)

Começaria tudo outra vez
Se preciso fosse, meu amor
A chama em meu peito
Ainda queima, saiba!
Nada foi em vão

A cuba-libre dá coragem
Em minhas mãos
A dama de lilás
Me machucando o coração
Na sede de sentir
Seu corpo inteiro
Coladinho ao meu

E então eu cantaria
A noite inteira
Como já cantei, cantarei
As coisas todas que já tive
Tenho e sei, um dia terei

A fé no que virá
E a alegria de poder
Olhar pra trás
E ver que voltaria com você
De novo, viver
Nesse imenso salão

Ao som desse bolero
Vida, vamo nós
E não estamos sós, veja meu bem
A orquestra nos espera, por favor!
Mais uma vez, recomeçar

terça-feira, 26 de abril de 2011

Torino Celtics campeão no fantasy da NBA


Torino CelticsVoltando a conquistar o título do fantasy da NBA com o Torino Celtics depois, o segundo título na história (o primeiro foi em 2009). Tive uma melhor campanha na temporada regular com 15-7 (15 vitórias e 7 derrotas) e venci a final contra o Fugitive Aliens from Area 51 por 341,75 a 269,1667.


Geral

Campanha:
Temporada Regular:
Leapin' Lizards 285.1667 at Torino Celtics 301 (1-0)
Cardozo Kings 266.1667 at Torino Celtics 319.7667 (2-0)
Torino Celtics 321.3333 at Fugitive Aliens from Area 51 317.5000 (3-0)
Torino Celtics 286.1667 at kaylas killers 209.5000 (4-0)
Torino Celtics 309.8333 at Cleveland Braves 271 (5-0)
Ariquemes Wizards 300.5000 at Torino Celtics 294.9167 (5-1)
joinville spurs 298 at Torino Celtics 271 (5-2)
Torino Celtics 331.3333 at American of Natal 303 (6-2)
Torino Celtics 263.8333 at Colorado Kidnappers 248.1667 (7-2)
Santa Maria Suns 285.3333 at Torino Celtics 280.1667 (7-3)
SuperSonics 225.4167 at Torino Celtics 277.9167 (8-3)
Torino Celtics 293.8333 at Leapin' Lizards 246.5833 (9-3)
Torino Celtics 297.2500 at Cardozo Kings 305.7500 (9-4)
Fugitive Aliens from Area 51 278.9167 at Torino Celtics 309.3333 (10-4)
Torino Celtics 282 at Leapin' Lizards 308.4167 (10-5)
Torino Celtics 287.8333 at Cardozo Kings 294.7500 (10-6)
Fugitive Aliens from Area 51 247 at Torino Celtics 300.5000 (11-6)
kaylas killers 271.1667 at Torino Celtics 291.9167 (12-6)
Cleveland Braves 219.4167 at Torino Celtics 335.3333 (13-6)
Torino Celtics 259.5000 at Ariquemes Wizards 217.1667 (14-6)
Torino Celtics 267.9167 at joinville spurs 229.0833 (15-6)
American of Natal 304.8333 at Torino Celtics 274.5833 (15-7)
Semifinal:
Torino Celtics 308.8333 at joinville spurs 262.5833
Final:
Torino Celtics 341.7500 at Fugitive Aliens from Area 51 269.1667


Elenco que terminou a temporada:
Elenco

sábado, 23 de abril de 2011

Edifícios Estranhos - Parte II

Segue a segunda postagem de fotos de alguns dos prédios mais estranhos do mundo (clique para ampliar)...

Usina de Aquecimento de Spittelau
(Viena, Áustria)
Usina de Aquecimento de Spittelau (Viena, Áustria)
Biblioteca Pública de Kansas City
(Kansas City, EUA)
Biblioteca Pública de Kansas City (Kansas City, EUA)
Fornalha Solar
(Font-Romeu-Odeillo-Via, França)
Fornalha Solar (Font-Romeu-Odeillo-Via, França)



Referência: Pravda

Postagens anteriores:
Parte I

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Escala Richter

A Escala Richter, também conhecida como escala de magnitude local (ML), atribui um número único para quantificar o nível de energia liberada por um sismo. É uma escala logarítmica de base 10, obtida calculando-se o logaritmo da amplitude horizontal combinada (amplitude sísmica) do maior deslocamento a partir do zero em um tipo particular de sismógrafo (torção de Wood-Anderson). A escala foi criada por Charles Francis Richter, falecido há exatos 26 anos, em 20 de abril de 1985, com colaboração de Beno Gutenberg.

Charles Francis Richter
Richter desenvolveu sua escala para medir a intensidade dos terremotos em 1935. Escalas anteriores tinham sido desenvolvidas por Michele de Rossi (1880) e por Giuseppe Mercalli (1902), mas ambos usavam uma escala descritiva, definida em termos de danos em edifícios, bem como o comportamento e a resposta da população. Isso restringia o seu uso para a medição de terremotos em áreas povoadas.

Escala Richter
A escala de Richter é absoluta, com base na amplitude das ondas produzidas pelo terremoto. Richter definiu a magnitude de um terremoto como o logaritmo na base 10 da amplitude máxima das ondas, medido em microns. Isto significa que as ondas cujas amplitudes diferem por um fator de 100 diferem por dois pontos na escala Richter, assim como um terremoto que mede 5,0 na escala Richter, por exemplo, tem uma amplitude sísmica 10 vezes maior do que um que mede 4,0. Ele e Gutenberg tentou mostraram, em 1956, que a magnitude 0 corresponde a cerca de 1.011 ergs (104 joules), enquanto a magnitude 9 é igual a 1.024 ergs (1.017 joules). Um sismo de magnitude 6, por exemplo, libera cerca de 31 vezes mais energia que um de magnitude 5.

Referências: Wikipedia e Só Biografias

domingo, 17 de abril de 2011

História dos Bairros do Rio de Janeiro - Cidade Nova

Dando continuidade ao histórico dos bairros do Rio de Janeiro, falarei hoje sobre a Cidade Nova.

A região onde hoje situa-se a Cidade Nova era uma extensa região pantanosa. Com os aterros feitos no início do século XIX, nela se formou o “Campo de Marte”, destinado a manobras de tropas militares e exercícios de tiro. Ali foi aberto o Caminho do Aterrado, ou das Lanternas, sobre o qual a Rua São Pedro da Cidade Nova alcançaria a “Ponte dos Marinheiros”, renovada para que a família real tivesse acesso ao Palácio da Quinta da Boa Vista.

Cidade NovaMauá instalou na Rua São Pedro, em 1851, a “fábrica de gás”, projeto do inglês William Bragge, e transformou, em 1857, a vala que corria no aterrado num verdadeiro canal, o atual Canal do Mangue (entre as Ruas Visconde de Itaúna e Senador Eusébio). Em 1895, completou-se o aterro dos pântanos vizinhos com terras que vieram do desmonte do Morro do Senado. Foram, então, abertas as ruas Visconde Duprat, Pinto de Azevedo, Pereira Franco e dos Bondes (Machado Coelho), entre outras.

A região entrou em decadência após a construção da Av. Presidente Vargas, na década de 1940, com o surgimento de cortiços, zona de prostituição (o famoso “Mangue”, onde Luiz Gonzaga, o rei do baião, começou a tocar quando chegou ao Rio de Janeiro) e sobrados em ruínas, até ser renovada a partir da década de 1970. Foram então construídos o Prédio da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos e o Centro Administrativo São Sebastião (CASS) - sede da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, projeto do arquiteto Marcos Konder Netto. Na década de 1990 a região recebeu obras que implantaram uma nova infraestrutura voltada para as novas tecnologias de informação e comunicação – o chamado projeto do Teleporto do Rio de Janeiro –, que terminou por concentrar em um prédio uma série de empresas com atuação na Internet.

Cidade Nova
Novas ruas foram abertas e foi construído um prédio anexo ao CASS para abrigar as Secretarias Municipais de Administração e de Fazenda, entre outras. Em julho de 2007, foi inaugurado o Centro de Convenções “RIOCIDADENOVA”, em área de 16 mil m², que inclui prédio tombado de 1869. A denominação, delimitação e codificação do bairro foi estabelecida pelo Decreto nº 3.158, de 23 de julho de 1981, com alterações do Decreto nº 5.280, de 23 de agosto de 1985.

Bairro anterior: Cidade de Deus

Referência: Portal Geo Rio

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Christiaan Huygens

Há exatamente 382 anos, em Haia, na Holanda, nascia o matemático, astrônomo e físico Christiaan Huygens (m. 1695). Dentre suas descobertas e estudos, um dos mais importantes fatos foi a descoberta dos anéis de Saturno.

Galileu Galilei foi o primeiro a propriamente observar os anéis de Saturno, porém seu instrumento (telescópio) não lhe permitiu identificar com clareza os anéis. Galileu acreditava, pelas imagens obtidas, que Saturno era um sistema planetário triplo. Huygens, com um telescópio mais poderoso, foi capaz de identificar os anéis e descobrir Titã, a maior lua de Saturno e a segunda maior do Sistema Solar, em 1655. A descoberta foi publicada em 1659, na obra “Systema Saturnium”. Antes disso, em 1649, ingressou na Universidade de Breda e, posteriormente, publicou seus primeiros trabalhos e teorias entre os anos de 1651 e 1654, baseados em problemas matemáticos. Demonstrou habilidades geométricas na obra “Theoremata de Quadratura Hyperboles Ellypsis et Circuli”, publicada em 1651.

Christiaan Huygens
Em 1656, patenteou o primeiro relógio de pêndulo, equipamento que permitiria ampliar a exatidão da marcação do tempo. A partir daí, construiu diversos relógios de pêndulo, não somente para marcar o tempo, mas também para detectar a longitude no mar, em testes realizados em 1662 e 1686. Huygens descreveu sobre a teoria do pêndulo na obra “Horologium Oscillatorium Sive de Motu Pendulorum”, publicada em 1673.

Huygens também se dedicou ao estudo da luz e das cores. Desenvolveu uma teoria baseada na concepção de que a luz seria um pulso não periódico propagado pelo éter. Através dela, explicou satisfatoriamente fenômenos como a propagação retilínea da luz, a refração e a reflexão. Também procurou explicar o então recém-descoberto fenômeno da dupla refração. Seus estudos podem ser consultados em seu mais conhecido trabalho sobre o assunto, o “Tratado sobre a luz”, publicado em 1678. Ele discordava de vários aspectos da teoria sobre luz e cores de Isaac Newton, que era baseada implicitamente numa concepção corpuscular para a luz.

Referências: Wikipedia e InfoEscola

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Lucien Laurent


Lucien LaurentEm 11 de abril de 2005, há exatos seis anos, faleceu o ex-jogador francês de futebol Lucien Laurent. O nome pode não parecer familiar à maioria, mas com certeza está escrito na história do futebol para dela jamais sair. Foi ele o autor do primeiro gol marcado na história das Copas do Mundo, na partida em que a França derrotou o México por 4x1 no torneio que foi disputado no Uruguai. Laurent, meio-campo ofensivo da seleção francesa, marcou o gol aos 19 minutos do 1º tempo daquela partida. O antigo Estádio Pocitos foi o palco daquela partida história e recebei cerca de mil espectadores para o evento, naquele dia 13 de julho de 1930.

Laurent nasceu em 10 de dezembro de 1907 e começou sua carreira no Cercle Athletique de Paris, em 1921, onde permaneceu por nove anos. Em 1930 transferiu-se para o Peugeot Sochaux, subsidiário da fábrica onde trabalhava. Naquele mesmo ano ele estreou pela seleção numa vitória por 2x0 sobre a Hungria e também foi convocado para representar o país na primeira Copa do Mundo.

Depois da eliminação ainda na primeira fase, Laurent voltou à França continuou sua carreira jogando em vários clubes, conforme a lista abaixo, encerrando a carreira no Besançon.

Clubes na Carreira de Lucien Laurent:
1921-1930: CA Paris
1930-1932: Sochaux
1932-1933: Club Français
1933-1934: CA Paris
1934-1935: Mulhouse
1935-1936: Sochaux
1936-1937: Rennes
1937-1939: Racing Strasbourg
1939-1943: Toulouse
1943-1946: Besançon

Referências: Wikipedia e CBC Sports

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Edifícios Estranhos - Parte I

Fotos de alguns dos prédios mais estranhos do mundo (clique para ampliar)...

Ontario College of Art
(Toronto, Canadá)
Ontario College of Art (Toronto, Canadá)
Ramot Polin
(Jerusalém, Israel)
Ramot Polin (Jerusalém, Israel)
Loja de Departamentos Selfridges
(Birmingham, Inglaterra)
Loja de Departamentos Selfridges (Birmingham, Inglaterra)



Referência: Pravda

terça-feira, 5 de abril de 2011

A Ilha de Páscoa

A misteriosa Ilha de Páscoa foi descoberta pelo navegador holandês Jacob Roggeveen, em 5 de abril de 1772, há exatos 239 anos. Ele e seus companheiros atravessaram o Oceano Pacífico, partindo do Chile, em três grandes navios europeus. Após dezessete dias de viagem, desembarcou na ilha num domingo de Páscoa, vindo daí o seu nome de batismo, que permanece até hoje.

MoaiRoggeveen encontrou uma população enfraquecida devido às sucessivas guerras entre diversos clãs que lutavam pelo poder e pelos escassos recursos naturais da ilha. Apesar de serem parentes, os vencidos não eram poupados e alguns chegaram a sofrer atos de canibalismo. Além disso, a varíola surgiu com os primeiros contatos com os europeus, na primeira metade do século XIX. De acordo com os poucos relatos, apenas 111 nativos sobreviveram.

A origem dos primeiros habitantes é incerta. Alguns investigadores afirmam que navegadores taitianos aportaram na ilha depois de vários meses perdidos no mar, enquanto outros afirmam que poderiam ser americanos da cultura pré-incaica. Contudo, descobertas de anzóis, arpões e outros utensílios, a língua indígena, os Moais e o DNA analisados, tirado de doze esqueletos encontrados em escavações, levaram a concluir que, de fato, a origem do povo dever ser a Polinésia. Registra-se a possível ocupação da ilha por volta de 300-400 d.C.

Mapa da Ilha de Páscoa
O principal símbolo da ilha são os Moais, estátuas gigantescas que estão posicionadas na costa como eternas sentinelas. Estas estátuas têm de 5 a 21 metros de altura e personificam os chefes fundadores das dez tribos da ilha, sendo que muitas tiveram que ser transportadas de grandes distâncias para junto do mar. Perto do vulcão Raraku, várias delas estão espalhadas pelo chão,indicando que deixaram de ser produzidas repentinamente. É muito comum os nativos chamarem a ilha, seu povo e a sua cultura de Rapa Nui. Contudo, esse termo só foi introduzido na ilha no século XIX por navegadores taitianos, que acharam a ilha parecida na forma e dimensão com a ilha de Rapa na Polinésia.

Moai
A ilha pertence ao Chile desde 1888 e sua população é composta por pascoanos legítimos e chilenos do continente. Por ser enigmática, misteriosa e famosa por suas enormes estátuas, é considerada umas das sete Maravilhas Mundiais.

Referências: Portal Tendência e Wikipedia

sábado, 2 de abril de 2011

História da Linha A do Metrô de Buenos Aires

A Linha A do metrô de Buenos Aires (chamado de “Subte” na Argentina), também identificada como Linha Azul, foi aberta ao público em 1º de dezembro de 1913, tornando-se o primeiro sistema metroviário da América Latina e do Hemisfério Sul. É a mais antiga das atuais seis linhas que compõem o sistema de metrô da capital argentina e possui atualmente 10,7 km linha, toda ela subterrânea. Seu traçado acompanha a Avenida de Maio e parte da Avenida Rivadavia.

Linha A do metrô de Buenos Aires
Abaixo, um trecho da publicação da revista argentina Caras y Caretas, de 28 de novembro de 1913, acerca da iminente inauguração do sistema de metrô em Buenos Aires:
“Desde la época en que los tranvías a caballo salían de la ‘Agencia Central’ en la calle Cuyo 34 para terminar su recorrido en la Plaza del Once, sólo han pasado cuarenta y tres años, y, sin embargo, tan grande ha sido el desarrollo de la metrópoli en ese [...] tiempo – insignificante en la vida de un pueblo – que a saltos de gigante hemos pasado de los 24 coches que ‘corrían’ entre las siete de la mañana y las once de la noche, al grandioso subterráneo que dentro de dos días se inaugura, en los que ‘volarán’ trenes innumerables cada tres minutos y de los que, en la Estación Congreso y en la Estación Once, se podrá combinar con las múltiples líneas que constituyen la notable red de tranvías a nivel con que ya cuenta Buenos Aires.”
—Revista Caras y Caretas, 28 de noviembre de 1913.

Linha A do metrô de Buenos AiresNa primeira década do século XX, na cidade de Buenos Aires o tráfego urbano aumentou significativamente devido ao aumento da população. Em 1903 a cidade tinha aproximadamente 900 mil habitantes e nela circulavam quase cinco mil veículos de tração animal e 60 automóveis. Em dez anos a população pulou para quase 1,5 milhão de pessoas e a metrópole contava com mais de seis mil veículos tracionados e sete mil veículos automotores. Isto fez com que o Congresso da Nação Argentina emitisse uma lei permitindo que a empresa Ferrocarril del Oeste (FCO) (atual Ferrocarril Domingo Faustino Sarmiento) construísse uma linha ferroviária subterrânea de via dupla para transporte de cargas entre a região oeste da cidade e o porto.

Linha A do metrô de Buenos Aires
A prefeitura de Buenos Aires, por seu lado, autorizou a Compañía de Tranvías Anglo-Argentina (CTAA), responsável por 80% do transporte público com a utilização de bondes na época, a construir uma linha subterrânea para o transporte de passageiros. O trecho a ser construído ligava a Praça de Maio até a Praça Miserere. O traçado das duas linhas se cruzavam. O impasse foi superado com a construção da linha para cargas a uma profundidade maior. As obras foram iniciadas em 15 de setembro de 1911 e ficaram a cargo da construtora alemã Philipp Holzmann & Cia., empregando 1.500 trabalhadores durante 26 meses. As estações tinham cem metros de plataforma e eram identificadas por um friso colorido, face ao elevado nível da analfabetismo da época. O primeiro trecho colocado em operação tinha nove estações, indo da Estação Plaza de Mayo até a Estação Plaza de Miserere.

As estações atuais são: Plaza de Mayo, Perú, Piedras, Lima, Sáenz Peña, Congreso, Pasco, Alberti, Castro Barros, Rio de Janeiro, Acoyte, Primera Junta, Puan e Carabobo.

Referência: Wikipedia