quinta-feira, 30 de julho de 2009

Fumaça que atinge os fumantes

bela fumaça

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Lincoln Continental

Voltando a postar mais algumas fotos de carros antigos: o modelo Continental foi produzido pela Lincoln, uma das divisões da Ford, em três períodos: 1939-48, 1956-57 e 1961-2002. As fotos abaixo são de veículos produzidos nas décadas de 1960 e 1970.


Lincoln Continental Lincoln Continental
Lincoln Continental Lincoln Continental
Lincoln Continental Lincoln Continental


Referência: Wikipedia

sábado, 25 de julho de 2009

Estação Ferroviária Central de Montreal

Depois de muito tempo, resolvi pesquisar novamente sobre estações ferroviárias e encontrei a de Montreal. Parte do espaço ocupado pela Estação Central de Montreal hoje fez parte de um antigo terminal da Canadian Northern Railway. Foi operada pela Canadian National Railway (CN) de 1943 a 2007 e hoje é operada pela Homburg Invest Inc.

Estação Ferroviária Central de Montreal
No final da década de 1920 a empresa enfrentava problemas para fazer a conexão entre as estações Bonaventure e Moreau St. e a solução encontrada foi aproveitar o túnel Mount Royal, que era usado por trens que saíam do norte para o leste da cidade. Os que vinham do sul e do oeste passaram a usar um viaduto construído para este fim. O projeto, elaborado pelo arquiteto John Campbell Merrett, era similar ao do Terminal Grand Central e da Penn Station, em Nova York. Com o advento da Grande Depressão e da Segunda Guerra Mundial, logo depois, a construção foi interrompida e a estação só foi aberta em julho de 1943.

Homburg Invest Inc.A Estação Central passou a ser uma das mais importantes para passageiros de 1943 até a criação da VIA Rail, em 1978. A VIA Rail adquiriu todos os trens de passageiros da Canadian Pacific Railway naquele ano e o tráfego de trens interurbanos desde a Estação Windsor até a Estação Central de Quebec foi gradualmente sendo consolidado na Estação Central de Montreal.

A Estação Central de Montreal é decorada no estilo art deco tanto na sua parte externa quanto na interna, conforme se vê na foto abaixo. Ela está localizada no centro do corredor Quebec City-Windsor, o mais utilizado em todo o país, que se estende desde Windsor e Sarnia, passando por Toronto, Ottawa e Montreal, até Quebec City.

Estação Ferroviária Central de Montreal

Dados:
Endereço: 895 rue de La Gauchetière Ouest Montreal, Quebec
Operadora: Homburg Invest Inc.
Abertura: 1943
Código: MTR
Conexões: Ônibus – STM (Société de transport de Montreal) e Metro – Montreal Metro

Referência: Wikipedia

quarta-feira, 22 de julho de 2009

O pai da Genética

No dia 22 de julho de 1822, há exatos 187 anos, nascia em Heizendorf, atualmente na Áustria, o monge Gregor Mendel, que viria a ser conhecido como o “Pai da Genética”.

Gregor MendelAos 21 anos Mendel entrou para o monastério de São Tomás em Brunn, atual Brno, na República Tcheca. Para se tornar monge, era preciso entender de Religião, mas também de Ciências. Ele se tornou monge em 1847 e, em 1851, resolveu se aprofundar em disciplinas como Física, Matemática e Ciências Naturais na Universidade de Viena. Ao se formar, depois de quatro anos, iniciou uma série de trabalhos com plantas no monastério para descobrir como se transmitem as características hereditárias. Estudou ainda, durante dois anos, no Instituto de Filosofia de Olmütz (hoje Olomouc, também na República Tcheca.

ervilhasPosteriormente tornou-se professor de Ciências Naturais na Escola Superior de Brno, dedicando-se ao estudo do cruzamento de muitas espécies: feijões, chicória, bocas-de-dragão, plantas frutíferas, abelhas, camundongos e, principalmente, ervilhas cultivadas na horta do mosteiro onde vivia. Ele analisou os resultados matematicamente durante cerca de sete anos. Gregor Mendel inspirou-se tanto nos professores como nos colegas do mosteiro que o instigaram a estudar a variação do aspecto das plantas. Ele propôs que a existência de características (tais como a cor) das flores era devida à existência de um par de unidades elementares de hereditariedade, hoje conhecidas como genes.

Estátua de Gregor MendelDurante a sua vida, Mendel publicou dois grandes trabalhos, agora clássicos: “Ensaios com Plantas Híbridas”, que não abrangia mais de trinta páginas impressas, e “Hierácias Obtidas pela Fecundação Artificial”. Em 1865, Mendel formula e apresenta em dois encontros da Sociedade de História Natural de Brno as Leis da Hereditariedade, hoje denominadas Leis de Mendel, que regem a transmissão dos caracteres hereditários. Após 1868, as tarefas administrativas mantiveram-no tão ocupado que ele não pôde dar continuidade às suas pesquisas, vivendo o resto da sua vida em relativa obscuridade.

Ele faleceu em 6 de janeiro de 1884, em Brno, de uma doença renal crônica; um homem à frente do seu tempo, mas que foi praticamente ignorado durante toda a sua vida.

Referências: Ciência Hoje e Wikipedia

domingo, 19 de julho de 2009

Still the Same

Vídeo de um show de Bob Seger cantando o clássico “Still the Same” em 1978.




STILL THE SAME

You always won, everytime you placed a bet
You're still damn good, no one's gotten to you yet
Everytime they were sure they had you caught
You were quicker than they thought
You'd just turn your back and walk

You always said the cards would never do you wrong
The trick, you said, was never piay the game too long
A gambler's share, the only risk that you would take
The only loss you could forsake
The only bluff you couldn't fake

And you're still the same
I caught up with you yesterday
Moving game to game, no one standing in your way
Turning on the charm
Long enough to get you by
You're still the same, you still aim high

There you stood, everybody watched you play
I just turned and walked away
I had nothing left to say

'Cause you're still the same
You're still the same
Moving game to game
Some things never change
You're still the same

quinta-feira, 16 de julho de 2009

História dos Bairros do Rio de Janeiro - Bancários

Dando continuidade ao histórico dos bairros do Rio de Janeiro, falarei um pouco sobre o bairro de Bancários, na Ilha do Governador.

O nome do bairro se refere ao Conjunto Habitacional construído pelo antigo Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Bancários (IAPB), nas décadas de 1940 e 1950, na Ilha do Governador. Destacava-se ali o Conjunto Residencial Jardim das Praias, inaugurado em 1953, com 240 residências, em terreno alagadiço, aterrado, sendo construído um canal para desague de um antigo riacho, situado na atual Av. Ilha das Enxadas. As residências, construídas em lotes de 360 m², eram classificadas em quatro grupos diferentes, variando sua tipologia e tamanho. Foram abertas as ruas Ilha Fiscal, Max Yantok, Gipoia, Juan Pablo Duarte, Cabo Branco, etc. e o acesso principal passou a ser feito pela Estrada da Porteira (atual Av. Dr. Agenor de A. Loyola).

Bancários, Ilha do Governador
Na segunda metade do século XIX, o bairro teve um morador ilustre, o Barão de Capanema, que implantou os telégrafos no Brasil. Ele possuía uma chácara entre a Freguesia e a praia de Olaria, em frente à atual praia Congonhas do Campo, abaixo do morro do Barão, assim chamado em sua homenagem. Nesta chácara existiu uma pequena fábrica de veneno contra pragas de lavouras.

Atualmente o bairro é atravessado pela Av. Paranapuã e o seu limite com o bairro da Freguesia segue a faixa não edificante, onde passam oleodutos cruzando a Ilha do Governador desde a praia dos Bancários até o início da praia da Guanabara. A partir de 1935 passou a circular o bonde pela Av. Paranapuã, num trajeto que ia até a localidade do Bananal. Na década de 1960 ocorreu a construção do Estaleiro Ilha S. A. - EISA, destinado à construção e à manutenção de navios. A principal comunidade do bairro é o Parque Proletário dos Bancários, surgida em 1961, no morro dos Bancários, coberto por vegetação. Os primeiros barracos foram atingidos por deslizamentos, depois a ocupação se consolidou, ocupando toda a área, de aproximadamente 77 mil m².

Bairro anterior: Anil

Referências: Portal Geo e Wikipedia

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Diógenes

“Que não me tires o que não me podes dar”, respondeu Diógenes a Alexandre, o Grande, referindo-se ao sol, quando o imperador, diante do barril em que o filósofo morava, perguntou-lhe o que desejava. Uma resposta que tanto impressionou Alexandre que, na volta, ouvindo seus oficiais zombarem de Diógenes, teria dito: “Se eu não fosse Alexandre, queria ser Diógenes.”

DiógenesEssa história define a personalidade de Diógenes, filósofo grego nascido em Sinope no século IV a.C. Conta-se também que sentia tal desprezo pela humanidade que caminhava pelas ruas de Atenas, com uma lâmpada, dizendo “Procuro o homem”. Ele levou ao extremo os preceitos cínicos (relativo à corrente filosófica do Cinismo, que pregava, essencialmente, o desapego aos bens materiais e externos) de seu mestre Antístenes. Foi o exemplo vivo que perpetuou a indiferença cínica perante o mundo. Desprezava a opinião pública e, segundo se sabe, vivia em um barril. Seus únicos bens eram um alforje, um bastão e uma tigela, que simbolizavam o desapego e a auto-suficiência perante o mundo, sendo ele conhecido como o filósofo que “vivia como um cão.”

DiógenesDiógenes morou quase toda a vida em Atenas, para onde foi ao ser acusado em sua cidade de fabricar moeda falsa. Estudou com Antístenes, o fundador da escola dos cínicos, que por sua vez fora discípulo de Sócrates. Diógenes defendia a auto-suficiência (autarquia) e negava a necessidade de valores como a família, a cultura e o estado. Dizia que a felicidade se obtém pela satisfação das necessidades da maneira mais econômica e simples. Afirmava que tudo que é natural não é desonroso nem indecente e, portanto, pode e deve ser feito em público. A vida de Diógenes, segundo a tradição, de extrema pobreza, era, na verdade, a aplicação prática de suas idéias e uma forma de demonstrar a possibilidade de acabar com as convenções sociais, e alcançar assim a autarquia.

Diógenes morreu, ao que parece, em Corinto, por volta do ano 320 a.C. Do que escreveu, nada restou. Completo esta breve postagem dizendo ao meu querido Diógenes que o homem que procura provavelmente ele nunca encontrará.

Referências: Enciclopédia de Filosofia e Wikipedia

sexta-feira, 10 de julho de 2009

O caso do ex-deputado assassino


ex-deputado assassinoO escritório jurídico Elias Mattar Assad, que assessora as famílias dos dois rapazes mortos no acidente causado pelo deputado bêbado Fernando Carli Filho, no Paraná, tornou público o resultado da perícia técnica realizada no dia 12/06, que simula virtualmente como tudo se passou. O estudo científico foi realizado por especialistas em acidentologia reconhecidos nacionalmente e será anexado ao inquérito policial como modalidade probatória. Os peritos, autores do trabalho, durante toda a tramitação do processo estarão ao dispor da comunidade científica para eventuais questionamentos.

É a maravilha da tecnologia auxiliando a Justiça. Para melhor compreender veja o vídeo, clicando abaixo:

http://www.eliasmattarassad.com.br/tv.htm

É impressionante como nos dias de hoje ainda temos de lidar com gente baixa, que tenta de tudo para enganar e fazer parecer verdade aquilo que qualquer idiota pode ver que não é.

terça-feira, 7 de julho de 2009

Proposta de nova denominação para datas importantes

Baseado no calendário deste ano de 2009, estou postando aqui a minha proposta de nova denominação para datas tidas como importantes para muitas pessoas. Diria eu que são muito mais importantes para os comerciantes, por isso criei esta nova denominação, que seria muito simples de assimilar. Veja o novo calendário e, logo abaixo, a denominação para as datas marcadas:

Novo Calendário
1º Dia do Comércio - antigamente conhecido como Páscoa

2º Dia do Comércio - antigamente conhecido como Dia das Mães

3º Dia do Comércio - antigamente conhecido como Dia dos Namorados

4º Dia do Comércio - antigamente conhecido como Dia dos Pais

5º Dia do Comércio - antigamente conhecido como Dia das Crianças

6º Dia do Comércio ou o Grande Dia do Comércio - antigamente conhecido como Natal

sábado, 4 de julho de 2009

Bandeira dos Estados Unidos

Como todos sabem, 4 de julho de 1776 foi o dia em que foi declarada a independência dos Estados Unidos, portanto, há exatamente 233 anos. Hoje falarei aqui sobre a história da bandeira deste país, adorado por uns e odiado por outros. Mas como esta seqüência de postagens sobre as histórias das bandeiras não tem a inteção de fazer distinção entre os países pelo seu lado político, vou fazer a postagem como fiz sobre as bandeiras dos outros países até agora.

bandeira dos Estados Unidos
A bandeira norte-americana consiste de 13 listras horizontais de igual espessura, sendo sete vermelhas e seis brancas. No canto superior esquerdo há um retângulo azul onde se encontram 50 estrelas de cinco pontas, organizadas em nove linhas. As treze linhas vermelhas e brancas representam as treze colônias originais, definidas pelos ingleses quando da colonizaço: Carolina do Norte, Carolina do Sul, Connecticut, Delaware, Georgia, Maryland, Massachusetts, New Hampshire, New Jersey, New York, Pennsylvania, Rhode Island e Virginia. Já as 50 estrelas simbolizam os 50 estados que atualmente compõem a nação.

Costuma-se dizer popularmente que a cor vermelha representa resistência e valor, a branca representa a liberdade e a azul representa justiça, lealdade e perseverança.

bandeira com as 13 colôniasEsta bandeira foi adotada oficialmente em 4 de julho de 1960, quando da incorporação do Hawaii, passando a contemplar 50 estados. Mas a bandeira com estes atributos havia tido origem já no século XVIII, quando se incorporaram Kentucky e Vermont às treze colônias, passando a constar da bandeira 15 estrelas. Até maio de 1795 as estrelas se dispunham formando um círculo (figura acima à esquerda). Com a aglomeração de mais estados ao longo do tempo, a bandeira sofreu várias modificações, mas apenas na quantidade de estrelas dispostas no retângulo azul. A bandeira adotada em 1960 foi a sua 27ª versão desde sua origem.

Bandeira anterior: Croácia

Referência: WorldFlags101

quarta-feira, 1 de julho de 2009

O título carioca do Botafogo em 1907

Postagem simultânea com o Blog do Botafogo/Blog dos Colunistas do Canal #Sports - LINK.

antigo Botafogo Futebol ClubeO conturbado campeonato carioca de 1907 parece não ter fim. Naquele ano participavam do campeonato apenas quatro equipes: Botafogo, Fluminense, Paissandu (hoje apenas um clube social) e Internacional (hoje extinto). O regulamento era simples: todos contra todos em turno e returno, sendo consagrado como campeão aquele que obtivesse mais pontos. Veja a campanha do Botafogo naquele ano:

1º Turno
02/06, Fluminense 3x0 Botafogo
16/06, Botafogo 5x3 Paissandu (gols de Emmanuel Sodré (3), Flávio Ramos e Raul Rodrigues)
14/07, Internacional 0x2 Botafogo (gols de Ataliba Sampaio e Raul Rodrigues)

2º Turno
15/09, Paissandu 1x3 Botafogo (gols de Flávio Ramos (2) e Canto)
22/09, Botafogo 4x2 Fluminense (gols de Flávio Ramos (3) e Gilbert Hime)
29/09, Botafogo WOx0 Internacional

Botafogo campeão carioca de 1907
Com grandes atuações de Flávio Ramos, artilheiro do campeonato, com seis gols, o glorioso alvinegro terminou em primeiro lugar empatado com o Fluminense, ambos com 10 pontos. O Fluminense, por possuir um saldo de gols melhor (10 a 5) declarou-se campeão, provavelmente esquecendo-se do fato de que não havia critério de desempate previsto no regulamente, fosse por meio de jogo extra, fosse por meio de saldo de gols. Como ambas as partes não chegaram a um acordo sobre quem seria o campeão daquele ano, iniciou-se uma batalha jurídica que só veio a ter um desfecho em 1996, 89 anos após o ocorrido. A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro resolveu declarar então que os dois clubes foram campeões naquele ano.

Referências: RSSSF Brasil e Campeões do Futebol