sexta-feira, 29 de maio de 2009

Nova ferramenta no site do IBGE

Recebi por e-mail essa informação e realmente a nova ferramenta do site do IBGE é muito interessante.

Link: http://www.ibge.gov.br/paisesat (ou clique na figura)

IBGE
O IBGE pôs no ar na semana passada o site Países®, que contém um planisfério clicável, todo feito em Java e PHP, com dados históricos e estatísticos e tem também a parte de ecologia, rios e mares. São 192 países.

O mapa permite zoom e seleção de um país para examinar em detalhes suas informações. As estruturas e ícones na barra superior da página são simples. Na lacuna para pesquisa, pode-se escolher um país para achar no mapa, em vez de procurar manualmente para clicá-lo. Ao lado, há um botão para fechar janelas, é que o site se vale de muitas pop-ups pequenas, um botão para ligar e desligar o som, e a ajuda. Por falar em pop-ups, se o seu navegador as bloqueia por default, permita-as para trabalhar melhor com o site.

Depois do botão da ajuda, há os de zoom e as setas para navegar pelo planisfério. Selecionando um país, é possível navegar pelos diferentes dados usando a segunda barra de navegação superior, logo abaixo da primeira. Clicando em Síntese, o usuário vê um quadro com as informações básicas do país, como localização, capital, tamanho do território, idioma(s), população, PIB e moeda.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Ronaldo, o Engenheiro


Ronaldo, o Engenheiro (por Scott Adams)
(por Scott Adams)

sábado, 23 de maio de 2009

Homem primata, capitalismo selvagem...

Inteligente...



HOMEM PRIMATA (Titãs)

Desde os primórdios até hoje em dia
O homem ainda faz o que o macaco fazia
Eu não trabalhava, eu não sabia
Que o homem criava e também destruía...

Homem Primata
Capitalismo Selvagem
Oh! Oh! Oh!

Eu aprendi, a vida é um jogo
Cada um por si e Deus contra todos
Você vai morrer e não vai pro céu
É bom aprender, a vida é cruel...

Homem Primata
Capitalismo Selvagem
Oh! Oh! Oh!

Eu me perdi na selva de pedra
Eu me perdi, eu me perdi...

"I'm a cave man, a young man
I fight with my hands (with my hands)
I am a jungle man, a monkey man
Concrete jungle! Concrete jungle!"

Desde os primórdios até hoje em dia
O homem ainda faz o que o macaco fazia
Eu não trabalhava, eu não sabia
Que o homem criava e também destruía...

Homem Primata
Capitalismo Selvagem
Oh! Oh! Oh!

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Pena que o processo não é mais rápido

Basta ler o título da postagem e ver a figura abaixo...

Bem que poderia ser mais rápido...

domingo, 17 de maio de 2009

Propagandas IV


Propaganda IV 1
Propaganda IV 2
Propaganda IV 3

» Veja AQUI a Parte I
» Veja AQUI a Parte II
» Veja AQUI a Parte III

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Super Bowl V

Postagem simultânea com o Blog dos Colunistas do Canal #Sports - LINK

Super Bowl VO Super Bowl V foi disputado no dia 17 de janeiro de 1971 no Orange Bowl, em Miami. Baltimore Colts e Dallas Cowboys tentavam seu primeiro título máximo na NFL, sendo esta a segunda aparição dos Colts na grande final. Este foi o primeiro Super Bowl disputado após a fusão das duas ligas e também o primeiro disputado em gramado artificial.

As marcas da derrota sofrida em 1969, no Super Bowl III, para o New York Jets, ainda incomodavam os jogadores remanescentes dos Colts. O linebacker Mike Curtis, conhecido como “o animal” falava nas entrevistas sobre a humilhação e desespero que se abateram sobre o elenco após aquela derrota depois de entrarem como favoritos.

Colts vs CowboysPara chegar a esta grande decisão as duas equipes trilharam caminhos bastante diferentes. Baltimore havia passado por cima de seus adversários sem grandes dificuldades, enquanto Dallas havia sofrido algumas derrotas, inclusive por largas vantagens, chegando a ter uma campanha de 5-4 em determinado momento. Nos playoffs, Baltimore derrotou Cincinnati por 17-0 e, na final da AFC, o Oakland Raiders, por 27-17. Do outro lado, Dallas derrotou Detroit por 5-0 e, na final da NFC, o San Francisco 49ers, pelo placar de 17-10.

No jogo final no Orange Bowl os Cowboys começaram em vantagem com um field goal no 1º quarto: 3-0. No 2º quarto, com um touchdown e sofrendo dois field goals, a equipe de Dallas chegava a uma liderança de 13-6. Na volta após o intervalo, Rick Volk e Mike Curtis interceptaram um passe cada um, impedindo Dallas de avançar no placar. Além disso, o quarterback dos Colts Johnny Unitas teve que ser substituído por Earl Morrall após uma contusão.

Field Goal decisivo: 16-13
No último quarto Morrall sofreu uma interceptação através de Eddie Hinton. Hinton seguia em direção à endzone adversária quando o safety Cornell Green conseguiu desequilibrá-lo e a bola caiu, causando um fumble. Após a confusão a bola sobrou nas mãos de John Mackey, que correu 45 jardas para marcar um touchdown que, com a conversão do ponto extra, deixou a partida empatada. Os 79.204 espectadores presenciariam o field goal de 32 jardas convertido pelo chutador novato Jim O'Brien a cinco segundos do fim da partida, colocando Baltimore à frente no placar por 16-13, o que levou a equipe a conquistar pela primeira vez o Super Bowl. Chuck Howley, com duas interceptações para a equipe de Dallas, tornou-se o primeiro jogador de defesa e o primeiro de um time derrotado a ser escolhido como MVP de um Super Bowl.

» Leia AQUI sobre o Super Bowl IV
» No Canal #Sports:
Super Bowl V (Canal #Sports)





Referência: Super Bowl History

Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

segunda-feira, 11 de maio de 2009

A Revolta do Coveiro

Aqui vai uma das minhas favoritas e mais clássicas histórias em quadrinhos da revista “Histórias Reais de Drácula”, da Capitão Mistério. Nunca mais esqueci a introdução: “Nem todas as lamúrias são proferidas em vão. Às vezes há quem as escute e sinta na solidão de seu silêncio aquela irrefreável vontade de ajudar...”

A Revolta do Coveiro
A Revolta do Coveiro

sexta-feira, 8 de maio de 2009

História dos Bairros do Rio de Janeiro - Anchieta

Dando sequência ao histórico dos bairros do Rio de Janeiro, falarei um pouco sobre o bairro de Anchieta.

As terras do atual bairro de Anchieta pertenciam ao Engenho Nossa Senhora de Nazaré e seu clima ameno fez o Imperador Dom Pedro II cogitar localizar nele um hospital para tuberculosos. O Vigário de Realengo, Padre Miguel, mais tarde instalou na região uma capela abrigando uma imagem secular de grande valor artístico, venerando Nossa Senhora de Nazaré. O capitão Bento de Oliveira Braga era o senhor dessa propriedade, além do Engenho Novo da Piedade, herdados por sua família. O padre Wander Tavares iniciou a construção da Matriz atual, estabelecendo seu nome na praça principal do bairro, onde chegava o Caminho do Engenho Velho, depois do Rio do Pau (Av. Crisóstomo Pimentel de Oliveira), oriundo da Pavuna.

AnchietaAnchieta pertenceu ao Município de Nova Iguaçu até o início do século XX, juntamente com Nilópolis, sendo atualmente uma das principais portas de entrada para o Rio de Janeiro de quem vem da Baixada Fluminense. Com a implantação da Estrada-de-Ferro Dom Pedro II, depois chamada de Central do Brasil, a Estação de Anchieta foi inaugurada em 1º de outubro de 1896, nome dado em homenagem ao padre José de Anchieta, religioso catequizador de índios nos primórdios do Brasil colonial. O prédio da estação atual foi inaugurado em 1989, servindo hoje aos trens metropolitanos do ramal de Japeri.

A ocupação inicial, junto à ferrovia, se expandiu com o aparecimento dos primeiros loteamentos, em 1916, e os projetos de arruamentos nos terrenos da família Luiz Borges. Surgiram as importantes ruas Clara Borges, Ernesto Vieira, Leopoldina Borges, Arnaldo Murineli, Adalberto Tanajura, entre outras. Na região da praça Itanhomi, havia, há séculos, um cemitério indígena de grande extensão, que deu origem aos nomes da maior parte das ruas da chamada “Vila Mariópolis”, como as ruas Gerê, Aiacá, Aiúba, Jarupá, Juarana, Cracituba, etc. Da década de 1940 até os anos 1970, o restante do bairro foi loteado, fazendo surgir o Parque Anchieta, depois desmembrado de Anchieta, cujo decreto de criação data de 23 de julho de 1981.

Um dos maiores assentamentos de “sem tetos” do Rio de Janeiro foi realizado na região, com as comunidades Parque Esperança, Final Feliz e Parque Tiradentes. Na orla do Rio Pavuna outras comunidades se destacam, como a Beira Rio ou Arnaldo Murineli, Maria José, Av. Oliveira Bueno e Itatiba. Os principais acessos viários do bairro são a Estrada Marechal Alencastro, a Av. Nazaré, a Av. Crisóstomo Pimentel de Oliveira, a Rua Alcobaça, a Rua Cardoso de Castro e o início da Via Light, ligação com Nova Iguaçu.

Bairro anterior: Alto da Boa Vista

Referência: Portal Geo

terça-feira, 5 de maio de 2009

Rapidinhas de 5 de maio


Søren Kierkegaard1813 - Nascimento de Søren Kierkegaard: Kierkegaard nasceu em Copenhague, na Dinamarca, e foi um teólogo e filósofo que ficou conhecido por ser o “Pai do Existencialismo”, embora algumas novas pesquisas mostrem que isso pode não ser totalmente verdadeiro. Filosoficamente, considera-se que ele fez a ponte entre a filosofia hegeliana e aquilo que se tornaria o Existencialismo. Ele rejeitou a filosofia hegeliana de seu tempo e aquilo que ele viu como o formalismo da igreja luterana dinamarquesa. Muitas de suas obras lidam com problemas religiosos, tais como a natureza da fé, a instituição da fé cristã, a ética cristã e a teologia. Sua obra é de difícil interpretação, uma vez que ele escreveu a maioria delas sob vários pseudônimos e muitas vezes esses pseudo-autores comentam os trabalhos de pseudo-autores anteriores.

Karl Marx1818 - Nascimento de Karl Marx: Karl Heinrich Marx foi um famoso filósofo, teórico político, economista, historiador e jornalista alemão. É considerado o fundador da doutrina comunista moderna e seu pensamento influenciou várias áreas, tais como Filosofia, História, Sociologia, Ciências Políticas, Antropologia, Psicologia, Economia, Comunicação, Arquitetura e outras. A principal obra escrita por Marx foi o “Manifesto do Partido Comunista”, juntamente com Friedrich Engels. Outra importantes obras foram “Manuscritos Econômicos e Filosóficos”, “Crítica da Filosofia do Direito de Hegel”, “A Ideologia Alemã”, “Miséria da Filosofia”, “Trabalho Assalariado e Capital” e “O Capital”.

Napoleão Bonaparte1821 - Morte de Napoleão: Nascido em Ajaccio, Córsega, Napoleão Bonaparte foi o dirigente efetivo da França a partir de 1799, adotando o nome de Napoleão I. Foi Imperador da França de 1804 a 1814, posição que voltou a ocupar rapidamente por alguns meses em 1815. Além disso, conquistou e governou grande parte da Europa central e ocidental. Foi um dos chamados “monarcas iluminados”, que tentaram aplicar à política as idéias do movimento filosófico chamado Iluminismo ou Aufklärung. Ele foi preso e exilado pelos britânicos na ilha de Santa Helena em 15 de outubro de 1815. Em 5 de Maio de 1821, com uma violenta tempestade assolando a ilha, Napoleão morreu, segundo a opinião do médico que o assistiu, de uma úlcera.

Joana d'Arc1920 - Canonização de Joana d'Arc: Santa Joana d'Arc é canonizada pelo Papa Bento XV em Roma. Ela é a santa padroeira da França e foi considerada uma heroína na Guerra dos Cem Anos, durante a qual tomou partido dos Armagnacs na longa luta contra os borguinhões e seus aliados ingleses. Descendente de camponeses, de família pobre e analfabeta, foi uma mártir francesa canonizada quase cinco séculos depois de ter sido queimada viva.

Alan Sheppard1961 - Viagem ao Espaço: O astronauta Alan Sheppard torna-se o primeiro norte-americano a viajar no espaço, realizando um vôo sub-orbital de 15 minutos na cápsula Freedom 7, integrada ao Programa Mercury. Após uma série de duros e exaustivos testes físicos e psicológicos, Sheppard foi um dos sete pilotos escolhidos para integrar este programa. A missão havia sido planejada para se realizar em outubro de 1960, mas uma série de atrasos devidos a problemas técnicos a adiaram para maio de 1961. Com isso, em 12 de abril do mesmo ano, o cosmonauta soviético Yuri Gagarin tornou-se o primeiro ser humano a viajar no espaço.

Itaipu1984 - UHE Itaipu: A primeira Unidade Geradora de Energia entra em funcionamento na Usina Hidrelétrica Binacional de Itaipu. A usina foi construída por Brasil e Paraguai no rio Paraná, no trecho de fronteira entre os dois países, 14 km ao norte da Ponte da Amizade. A área do projeto se estende desde Foz do Iguaçu, no Brasil, e Ciudad del Este, no Paraguai, ao sul, até Guaíra (Brasil) e Salto del Guairá (Paraguai), ao norte. A potência instalada da Usina é de 14.000 MW (megawatts), com 20 unidades geradoras de 700 MW. Mais sobre a usina e as Sete Quedas pode ser visto AQUI.


Referência: Wikipedia

sábado, 2 de maio de 2009

Comboios - Parte 3

Interessantes fotos de comboios ferroviários com bonitas paisagens ao fundo...






Veja AQUI a segunda parte.
Veja AQUI a primeira parte.