domingo, 28 de setembro de 2008

Teoria da Relatividade

Há exatamente 103 anos, no dia 28 de setembro de 1905, era publicada a Teoria da Relatividade, de Albert Einstein. Na realidade, havia duas teorias propostas pelo físico alemão: a da Relatividade Restrita e a da Relatividade Geral, ambas sustentando a noção de que não há movimentos absolutos no Universo, apenas relativos. Para Einstein, o Universo não era plano como na geometria, nem o tempo é absoluto, mas os dois se combinam em um espaço-tempo curvo. Enquanto para a geometria clássica a menor distância entre dois pontos é a reta, na teoria de Einstein é a linha curva.

Albert EinsteinAs duas teorias foram apresentadas por Einstein em momentos diferentes. A Teoria da Relatividade Restrita foi a primeira e, com base nela, são postulados o Princípio da Relatividade (as leis físicas são as mesmas em todos os sistemas de referência inerciais) e o Princípio da Constância da Luz. De acordo com a relatividade restrita, se dois sistemas se movem de modo uniforme um em relação ao outro, é impossível determinar algo sobre seu movimento, a não ser que ele é relativo. Isso se deve ao fato de a velocidade da luz no vácuo ser constante, não dependendo da velocidade de sua fonte ou do observador. Com isso se verifica que massa e energia são intercambiáveis, o que resulta na equação mais famosa do século: E = mc² (onde E = energia, m = massa e c = velocidade da luz). Um dos empregos dessa fórmula é na energia nuclear, seja em reatores para produzir eletricidade, seja em armas nucleares.

Teoria da RelatividadeTambém se depreendem da relatividade restrita fenômenos de que o senso comum duvida: para um observador parado, um relógio em movimento parece andar mais devagar do que um relógio estacionário, ou que a massa de um objeto parece aumentar com sua velocidade. A Teoria da Relatividade Geral, de 1916, amplia os conceitos a outros sistemas, como os sistemas de referência acelerados, e às interações gravitacionais entre a matéria. Einstein explica essas interações como resultado da influência dos corpos na geometria do espaço-tempo curvo (um espaço de quatro dimensões, sendo a quarta, o tempo). A confirmação prática disso veio em 1919, quando foi possível notar a curvatura da luz das estrelas ao passar perto do Sol durante um eclipse solar.

Esta Teoria, desenvolvida matematicamente por Einstein, leva a conclusões tais como: (1) velocidade da luz no vácuo é constante e independe da velocidade relativa da origem e do observador; (2) a velocidade da luz é um máximo que a velocidade de um corpo material nunca poderá atingir; (3) as formas matemáticas das leis da Física são invariáveis em todos os sistemas inertes; (4) a massa de um corpo depende da sua velocidade, ou seja, existe equivalência de massa e energia e de mudança de massa, dimensão e tempo com o aumento de velocidade; (5) o tempo é uma quarta dimensão, relativa ao espaço.

Referências: Brasil Escola e Almanaque Abril

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Bomba da 2ª Guerra explode

Vejam que situação bizarra. Após mais de sessenta anos “hibernando”, uma bomba da Segunda Guerra Mundial explodiu no último dia 19 nas proximidades de uma fábrica na cidade alemã de Hattingen e feriu 17 pessoas, segundo informações da agência EFE. A explosão aconteceu quando uma escavadeira atingiu o artefato de 500kg, que estava enterrado a cerca de meio metro da superfície. Um bombeiro informou que os trabalhadores deram sorte, pois sofreram apenas ferimentos leves.

Bomba da 2ª Guerra Mundial
O bombardeio aéreo imposto pelos Aliados durante a Segunda Guerra acabou em 1945 e várias bombas não explodiram. Equipes antibombas continuam atuando no país à procura destes artefatos, mas nem todos foram recuperados.

Na quarta-feira, dois dias antes, um torpedo alemão de aproximadamente quatro metros, produzido também na época da Segunda Guerra Mundial, foi encontrado por uma equipe de limpeza numa praia na costa báltica do país. Segundo o porta-voz da polícia da cidade de Lubeck, o torpedo estava na praia de Timmendorf. Logo após a descoberta, o local foi isolado e especialistas em explosivos foram chamados para avaliar a arma, mas a parte explosiva já não estava mais conectada.

Segundo especialistas, a descoberta de bombas e outros artefatos da Segunda Guerra Mundial que falharam ao explodir é comum em campos e até mesmo em cidades alemãs. Alguns foram jogados no mar Báltico depois do término dos conflitos.

Referência: Terra

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Sem Madden NFL 09 no PC

Como já é conhecido por muitos, inclusive por mim, já há algum tempo, não haverá lançamento do jogo Madden NFL 09 para PC. Trata-se do melhor jogo de futebol americano e que já tem uma longa tradição. Depois jogar por bastante tempo o Madden NFL 08, fiquei à espera da nova versão deste ano para voltar a jogar. Até que, na época em que deveria acontecer o lançamento, busquei notícias e descobri que não haveria a versão para PC deste jogo esse ano. Lamentável.

O presidente da EA Sports, Peter Moore, confirmou que, quando do anúncio de lançamento do jogo, não houve erro ou omissão ao não ser mencionada a versão para PC. Realmente ela não seria lançada. Segundo ele, “sabíamos que nossa decisão de não lançar o jogo para PC não seria bem aceita por muitos”. Ainda de acordo com Moore, “Jogos para PC apresentam várias complicações no mercado de jogos esportivos, principalmente porque muitos já jogam seus esportes favoritos no PS3 Xbox360 e Wii; vamos lançar um número limitado de jogos para PC este ano e tivemos de cortar alguns”. E justamente a versão comemorativa de 20 anos deste jogo.

Madden NFL 09
Moore afirma que a EA Sports está estudando novas formas de revitalizar os jogos de esporte para computador. Sendo assim, ficamos mais uma vez à mercê do mercado norte-americano, pois lá certamente é muito mais fácil comprar um PS3 ou Xbox do que é aqui, com esses preços absurdos. Continuarei jogando no PC e infelizmente eu, como muitos, terei de esperar mais um ano para jogar uma nova versão deste jogo. Isso se a “novidade” deste ano não se repetir em 2009.

Referência: 1UP.com

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

O grande terremoto da Cidade do México

Nesta mesma data, há exatamente 23 anos, ocorreu um dos terremotos mais devastadores da história da América. Na ocasião, capital mexicana foi abalada por um tremor de terra que atingiu 8,1 pontos na Escala Richter.

Terremoto
Eram 7:19 do dia 19 de setembro de 1985, uma quinta-feira. O terremoto teve seu epicentro aproximadamente em 17,6° N e 102,5° W, no Oceano Pacífico, próximo a Lázaro Cárdenas, Michoacán. Trinta seis horas depois ocorreria um novo forte abalo, desta vez de magnitude 7,3 na Escala Richter. O primeiro sismo foi sentido em locais distantes como Houston, Cidade da Guatemala e Chiapas e gerou um tsunami que causou alguns danos nas proximidades de Lázaro Cárdenas, com uma altura máxima de três metros.

Estima-se que este terremoto tenha afetado seriamente uma área de cerca de 825.000 km² e tenha sido sentido por cerca de 20 milhões de pessoas. Foram contabilizadas 412 construções totalmente destruídas e 3.124 seriamente danificadas na Cidade do México (a maior parte das quais com uma altura entre 8 e 18 andares). Foram também registrados danos significativos em zonas dos estados de Jalisco, Michoacán, Colima, Guerrero, Morelos e Veracruz.

Terremoto
Toda a cidade foi abalada, mas as áreas mais afetadas foram aquelas situadas sobre o que há muito tempo foi o lago de Texcoco, na antiga cidade de Tenochtitlán, centro do Império Azteca. Os sedimentos não consolidados situados sob as construções e a negligência na construção dos edifícios foram os motivos principais que levaram ao colapso de tantas estruturas.

Após mais de dois minutos a terra parou de tremer e, a esta altura, parte do centro da cidade estava em ruínas. Entre as construções destruídas estavam várias escolas, cerca de 100.000 habitações, o edifíco da emissora Televisa, vários edifícios governamentais e alguns hospitais. O número de vítimas foi estimado em 9.500 mortos (havendo algumas fontes que apontam até 35.000 mortos), 30.000 feridos, e 100.000 desabrigados. As equipes de socorro teriam salvo cerca de 4.000 pessoas. O valor dos danos causados por este terremoto foi estimado em cerca de 4 bilhões de dólares.

Referência: Wikipedia

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Mayflower

Há dez dias completou 388 anos a partida do navio Mayflower, que transportou os chamados “peregrinos” da Inglaterra até a costa do que hoje são os Estados Unidos, em 1620. Devido a uma série de problemas no navio, viram-se obrigados a regressar por duas vezes, pouco depois de zarpar. Numa terceira tentativa, saíram de Plymouth no dia 6 de setembro e, finalmente, conseguiram chegar ao “Novo Mundo” no dia 11 de novembro.

Mayflower
Os detalhes a respeito das dimensões da embarcação são desconhecidos, mas estima-se a partir do total da carga e pela forma dos barcos mercantes de mesmo porte, que na época possuíam entre 90 e 110 pés de comprimento e cerca de 25 pés de largura (aproximadamente entre 27m e 33m de comprimento e 7,5m de largura).

A rota inicial foi idealizada para ser realizada por dois barcos, juntamente com o Speedwell. A primeira viagem partiu de Southampton, Inglaterra, em 5 de agosto de 1620, mas o Speedwell teve um problema e teve de ser consertado em Darthmouth. Numa segunda tentativa, o barco atingiu o Oceano Atlântico, mas novamente viu-se forçado a regressar. Após reorganização de planos a viagem definitiva fez-se apenas no Mayflower.

Chegada à América
O navio transportou 102 pessoas (veja AQUI a lista completa). Foram os primeiros colonos a estabelecer-se na costa de Massachusetts, formando a colônia de Plymouth. Cada família serviu-se de um espaço bastante pequeno para os seus pertences. A viga de suporte principal da embarcação chegou a romper durante a viagem e foi consertada utilizando uma barra de aço. O Mayflower chegou a Renwes, no sul da orla da Península de Avalon, em Newfoundland, atualmente no Canadá, onde recolheram água e provisões das famílias pesqueiras locais antes de navegar até Cape Cod. Tentaram aproximar-se do rio Hudson, mas viram-se forçados a mudar de curso devido ao mau tempo. Como resultado do atraso, os peregrinos não chegaram ao seu destino antes do inverno.

Antes de desembarcar, os peregrinos escreveram e assinaram a Declaração de Mayflower. Estes não conseguiram chegar à Virgínia, onde tinham permissão de terras. Em 5 de abril de 1621 o Mayflower partiu da colônia de Plymouth, em Massachusetts, regressando à Inglaterra no dia 6 de maio de 1621.

Referências: Wikipedia e MayflowerHistory.com

sábado, 13 de setembro de 2008

Homem fica preso ao tentar fazer sexo com banco de metal

Eis o nível de demência que algumas pessoas podem atingir. O fato aconteceu em Hong Kong no início do mês passado, e o indivíduo precisou chamar os bombeiros para se livrar dessa situação deprimente.

O homem, de 41 anos, passeava pelo parque Lan Tian duarnte a madrugada. Foi quando ele teve a idéia de fazer sexo com um banco de metal instalado no parque. Ele colocou seu membro em um dos buracos do banco e... acabou entalado. Em pânico, ele chamou a polícia, que acionou o corpo de bombeiros local. Para retirá-lo, os paramédicos recomendaram que o banco fosse retirado do local. A vítima precisou ser levada para o hospital ainda com o banco preso ao pênis.

Demente

Referência: G1
Foto: Reprodução/atnext.com

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Prova de amor, a evolução


Cyanide and Happiness, a daily webcomic

Fontes: Cyanide & Happiness @ Explosm.net e Cyanide & Happiness Traduzidos

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Solstício e Equinócio

Eu aprendi esse negócio lá pela quinta série, provavelmente. E só. Não sei explicar absolutamente nada sobre isso, até porque já esqueci completamente... desde a quinta série. Então vou aproveitar e postar sobre o assunto aqui para quando, algum dia, eu quiser novamente lembrar o que são esses fenômenos. Assim vou poder consultar meu próprio blog para relembrar.

O eixo de rotação da Terra (movimento da Terra em torno dela mesma) possui uma posição fixa que está ligeiramente inclinada 23,5º em relação ao seu eixo de translação (movimento da Terra em torno do Sol). Isto faz com que, em determinada época do ano, a luz solar incida com maior intensidade sobre o hemisfério norte e, na outra parte do ano, incida com maior intensidade sobre o hemisfério sul, caracterizando o chamado solstício. Da mesma forma, ocorre que, em determinada época, a luz solar incide de maneira igual sobre os dois hemisférios, caracterizando o equinócio.

Desta forma, diz-se que é solstício de verão no hemisfério sul quando a luz solar incide com maior intensidade sobre este hemisfério e, ao mesmo tempo, que é solstício de inverno no hemisfério norte, por causa da menor incidência de luz solar neste hemisfério. Assim, pode-se dizer que o equinócio é um estágio intermediário entre o solstício de verão e o de inverno em determinado hemisfério. Ou seja, o equinócio ocorre quando a incidência maior de luz solar se dá exatamente sobre a linha do Equador. Então, diz-se que é equinócio de outono para o hemisfério que está indo do verão para o inverno e equinócio de primavera para o hemisfério que está indo do inverno para o verão.

Solstício e Equinócio
O solstício e o equinócio ocorrem duas vezes por ano, nos dias 22 de dezembro e 22 de junho, no caso do solstício, e nos dias 23 de setembro e 21 de março para o equinócio. O momento exato de um solstício é aquele em que o Sol, visto da Terra, encontra-se o mais distante possível do “equador celeste” (linha imaginária que marca o céu ao meio – como o equador com a Terra), ou seja, quando ele se encontra a 23,5º para o norte ou para o sul dessa linha. Já o momento exato do equinócio é quando o sol passa exatamente sobre o equador celeste.

Pode-se dizer, também, que, quando é solstício de verão no hemisfério sul, o sol estará “a pino” sobre o Trópico de Capricórnio, pois este se encontra exatamente a 23,5º da Linha do Equador e, portanto, receberá incidência direta da luz solar. Ou o contrário, quando for solstício de verão no hemisfério norte, o sol estará “a pino” sobre o Trópico de Câncer. No equinócio, o sol estará “a pino” sempre sobre as regiões localizadas próximas a Linha do Equador. Da mesma forma, pode-se dizer que, nas regiões polares, o Círculo Polar Ártico delimita a região que não receberá sol durante o solstício de inverno no hemisfério norte e que o Círculo Polar Antártico delimita a região que não receberá sol durante o solstício de inverno no hemisfério sul.

Referência: InfoEscola